TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia E Segurança Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Ergonomia E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

O Papel da Ergonomia e Segurança do Trabalho na Melhoria da Produtividade nas Empresas

O rápido aumento da tecnologia associado a novos métodos de organização do trabalho requer mudanças mais rígidas e significativas nos padrões ergonomia e segurança no trabalho. Uma empresa precisa constituir uma equipe de segurança do trabalho tanto pelos aspectos legais quanto pelo aumento da produtividade e da qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho. Neste contexto, a ergonomia torna-se fundamental para que o trabalho seja fonte de saúde e eficiência produtiva para as pessoas e organizações. Ela possibilita que o trabalho seja bem dimensionado, otimizando sua eficácia ao mesmo tempo permitindo a saúde e prevenção de certas doenças ocupacionais.

De acordo com o relatório elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de cinco mil trabalhadores morrem no mundo todos os dias por causa de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, devido à falta de segurança preventiva, serviços médicos e compensação para acidentes ou doenças.

Com base nesses dados a segurança busca minimizar os acidentes no trabalho. Na maioria dos casos, as estatísticas de acidente do trabalho por lei consideram também os acidentes de percurso, ou seja, aqueles que ocorrem no trajeto do emprego de sua casa para a organização, ou vice-versa.

Os acidentes de trabalho classificam-se em:

 Acidente sem afastamento. Após o acidente, o empregado continua trabalhando.

 Acidente com afastamento. É aquele que pode resultar em: Incapacidade temporária, incapacidade permanente parcial, incapacidade total permanente e morte.

A prevenção de acidentes dentro das Organizações depende de dois agentes:

 A própria empresa, tendo a consciência de que implantar um sistema de Segurança no Trabalho com uma equipe para coordenação trará benefícios mútuos;

 O próprio funcionário, seguindo rigidamente o procedimento de Segurança e usando todos os equipamentos necessários para desenvolver suas atividades.

Por isso a importância da NR 17. Conjunto de normas que regulamenta a utilização de materiais e mobiliário ergonômico, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção no Brasil. Com isso o principal objetivo da regulamentação é alcançado quando as melhores condições no trabalho e na produtividade são visíveis após a aplicação.

Uma melhor organização no trabalho pode vir a impedir a ocorrência de doenças ocupacionais como LER e DORT, a utilização de equipamentos de proteção evita acidentes e a instituição da CIPA melhoram as condições interna dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com