TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia E Segurança Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Ergonomia E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  2.092 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

Ergonomia de operários em um canteiro de obras em seu horário de refeição: O caso de um posto de trabalho na cidade de São Paulo.

Resumo

A ergonomia tem como função principal adequar o ambiente de trabalho as condições do executante da função designada a realizar . A presente pesquisa vai realizar uma analise ergonômica com objetivo de identificar as deficiências que se apresentarem ao longo da pesquisa no posto de trabalho e imediações dos operários do canteiro de obras . Essa pesquisaserá realizada de acordo com a norma regulamentadora (NR – 17 ) ,para que ao fim dessa analise seja possível propor recomendações de melhorias para a tal função que está sendo executada . Apesquisa foi realizada em um refeitório do canteiro de obras e foi usado o seguinte método , avaliação do ambiente ,organização e observação de postura .Os resultados identificaram que no momento osricos de acidentes não são de grandes proporção mais que devem ser cuidados para que não seja maior alongo prazo ,mas que a muitas falhas a serem corrigidas em questão de ergonomia .

Palavras chave:Ergonomia,operários,refeitório .

1-Introdução

Ergonomia despertou o interesse em realizar um aprofundamento do tema e aplicar métodos ergonômicos em um canteiro de obras a fim de obter maior adequação em postos de trabalho e talvez obter, como ganho secundário, um quadro de funcionários com menos índice de lesões e afastamentos.Verifica-se que, num mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem se preocupar com a saúde de seus colaboradores, para que estes possam produzir tanto com eficiência quanto com melhores condições de trabalho. Nesse contexto, a ergonomia se apresenta como participante do processo, ao adequar o trabalho ao ser humano através de métodos como os de análise postural e adaptação do posto de trabalho . Ao oferecer melhores condições de trabalho, a ergonomia reduz fatores como a fadiga e o “stress” e, consequentemente, promove o aumento do bem-estar e da produtividade dos funcionários . Durante uma jornada de trabalho, os operadores podem assumir inúmeras posturas diferentes e de mandar esforços musculares que, no futuro, podem causar doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (DORT). Com o crescente uso de computadores nos postos de trabalho, o problema de desajustes posturais e sedentarismo relacionado a essa nova atividade humana é tema de constante discussão. Pode-se citar como resultado dessas discussões, a NR17 (Norma Regulamentadora 17) em seu item 17.1 que visa estabelecer: “parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às

características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo deconforto, segurança e desempenho eficiente” (MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO ). Diante destes fatos, foi proposta a realização de estudos e a aplicação de um método ergonômico de avaliação postural no setor responsável pela construção civil de um canteiro de obras , onde todos operários realizam a sua refeição no local .

2-Metodologia

A pesquisa foi desenvolvida em um canteiro de obras na cidade de são Paulo, sendo no refeitório do local .Visando pesquisar e identificar quais serão as atitudes a serem tomadas quanto aos riscos e acidentes de trabalho para , melhorar as condições de acordo com dados ergonômicos a partir desses pontos de vistas, promover uma discussão entre o método da análise ergonômica do trabalho (AET) e o método da pesquisa como forma de o conhecimento gerado nos trabalhos realizados na ergonomia da atividade ter seu reconhecimento científico mais facilmente aceito pelos pares das áreas de conhecimento em que a ergonomia permeia. Essa questão é relevante quando se observa que a pesquisa é uma metodologia de pesquisa reconhecida por diversas áreas de conhecimento que tratam do trabalho e permeiam a ergonomia, e a metodologia que está mais restrita ao núcleo da ergonomia. Essa restrição solicita a tradução desse método para outro quando se deseja validar no núcleo de uma área de conhecimento os resultados das pesquisas realizadas. Geralmente esse outro método é a pesquisa-ação, pois a EAT carrega muita semelhança em seus procedimentos e proposta, mas com uma abordagem particular.

3-Descrição de um operário em seu horário de refeição.

As horas da refeição de um operário neste canteiro são divididas em três horários como: café da manhã, almoço e café da tarde, antes de qualquer uma dessas refeições o operário deve pausar a atividade em que desenvolve se dirigir a um posto de higienização , fazer sua higienização pessoal . Depois de fazer sua higienização o operário se dirige ao refeitório, serve– se com seu mantimento, e sentando-se a mesa em um banco coletivo fazendo sua refeição. Alguns deles assistem televisão (que está muito alta para a visão dos mesmos, ou seja, posicionada em um local muito alto).

4-Características gerais do refeitório estudado nesse canteiro de obras.

Abaixo, na tabela estão apresentadas as principais características do refeitório neste canteiro de obras.

Características

Numero de mesas

Numero de bancos

Numero de operários

Numero de funcionários Refeitório

03

06

29

46

Como pode ser observado na tabela ,o refeitório apontado atende o alvo deste trabalho em realizar um estudo de caso, evidenciando os problemas de um posto trabalho de um refeitório de um canteiro de obras .

Na pesquisa constatou – se que neste refeitório os operários utilizam somente o espaço ,não são realizados os serviços de culinária, pois todos trazem suas refeições de casa (marmita) , exceto o café da manhã que é oferecido pela empresa e servido na obra.

5-Resultados e discussão.

Com base nos dados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com