TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia - Salão Cabeleireiro

Por:   •  20/7/2015  •  Resenha  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

CENTRO PROFISSIONALIZANTE DO VALE DO ASSÚ - CEPROVA

Análise ergonômica do trabalho – Um estudo de caso em um Salão de beleza

Kellyton Lamarck Santos Rodrigues

kellytonlamarck@hotmail.com

Lucas Lopes Medeiros

lucalope10@hotmail.com

Matheus Dalison Pereira Galdino

boymatheus_d@hotmail.com

Thyago Lucas Ferreira Clemente

thyalucasfc@hotmail.com

Março de 2015

ASSU/RN

Resumo        

Este artigo apresenta a análise ergonômica do posto de trabalho em um salão de beleza localizado na cidade de Assú/RN em que se buscou avaliar as posturas de trabalho na atividade exercida pelo cabelereiro. O estudo foi desenvolvido através de observações, questionários, registros (por meio de fotografias) e análises ergonômicas realizadas através de softwares específicos. Desta forma pôde-se dimensionar o impacto e os riscos associados às posturas recorrentes em tal posto de trabalho.

Palavras Chaves: Análise ergonômica, salão de beleza e cabeleireiro.

Abstract

This article presents the ergonomic analysis of the job in a beauty salon located in the city of Assú/RN in which we sought to evaluate working postures in the activity exerted by the hair. The study was conducted through observations, questionnaires, records (through photographs) and ergonomic analyzes using specific software. Thus, it was possible to measure the impact and risks of recurrent postures in such job.

Key Words: Ergonomic Analysis, beauty salon and hairdresser.

Introdução

Segundo Iida (2005) a Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento, ambiente e particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas que surgem desse relacionamento.

A partir do estudo realizado, a característica específica que foi analisada está relacionada à Ergonomia Física que, de acordo com Iida (2005) os tópicos relevantes incluem: a postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbio musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, projetos de postos de trabalho, segurança e saúde do trabalhador.

A Ergonomia tem como objetivos básicos a preocupação com diversos fatores que influem na atividade produtiva do trabalhador em busca de propor melhorias e reduzir suas consequências nocivas. (Iida, 2005, p.03).

Com o intuito de avaliar a relação Ergonômica Postural do Posto de Trabalho de um cabelereiro, aplicou-se a ferramenta REBA através do software Ergolândia e o diagrama de áreas dolorosas.

Análise Ergonômica do Trabalho

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) tem como objetivo aplicar os conhecimentos da ergonomia para analisar, diagnosticar e corrigir determinada situação de trabalho. Esta técnica foi desenvolvida por pesquisadores franceses e pode ser considerado como um exemplo da ergonomia corretiva, ou ergonomia de correção (Iida, 2005).

Consiste em uma sequência de coletas de dados e informações que viabilizem as mudanças necessárias para a melhoria do ambiente de trabalho, contemplando a satisfação do trabalhador (MAIA, 2008).

Uma AET, conforme sugere Iida (2005), pode ser dividida em cinco etapas, a saber:

  • Análise da demanda: caracteriza-se como o ponto de partida do estudo do posto de trabalho. Permite delimitar o (s) problema (s) a serem abordados em uma análise ergonômica;
  • Análise da tarefa: compreende não só as condições técnicas de trabalho, mas também as condições ambientais e organizacionais de trabalho, é o trabalho prescrito;
  • Análise da atividade: trata-se da mobilização das funções fisiológicas e psicológicas do indivíduo, em um determinado momento conjunto de ações de trabalho que caracteriza os modos operativos;
  • Diagnóstico :É uma síntese da análise ergonômica, baseia-se diretamente nas hipóteses formuladas. Evidencia as diversas síndromes que caracterizam as patologias ergonômicas da situação de trabalho;
  • Recomendações: Sugestões de melhoria dos postos analisados visando aumento do rendimento e satisfação do empregado.

A partir da coleta de dados e informações, foi realizado uma avaliação sobre o posto de trabalho de um cabelereiro. A aplicação desse estudo busca obter melhorias e modificações que visem adequar-se ao sistema de trabalho de forma a permitir maior conforto operatório, menor esforço e maior qualidade na execução dos movimentos corporais inerentes a atividade realizada pelo cabelereiro.

Análise das condições posturais do trabalhador

Ergonomia física está relacionada às características da anatomia humana, com a antropometria, a fisiologia e a biomecânica.

Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, etc.

A biomecânica preocupa-se com as interações físicas do trabalhador, com o seu posto de trabalho, máquinas, ferramentas e materiais, visando reduzir os riscos de distúrbios musculoesqueléticos. Analisa basicamente a questão das posturas corporais no trabalho, aplicação de forças, bem como as suas consequências.

A má postura na realização das atividades causa ao trabalhador uma forte sensação de fadiga muscular, principalmente nas regiões das pernas, ombros e antebraços.

Método REBA

O Método REBA (Rapid Entire Body Assessment), que em português significa Avaliação Rápida do Corpo Inteiro do foi proposto por Sue Higrnett e Lynn McAtammney, publicado em uma revista especializada a Applied Ergonomics, no ano de 2000. O método é resultado de um trabalho conjunto, composto por ergônomos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros, que identificaram cerca de 600 posturas para sua elaboração.

O método permite a análise do conjunto das posições adotadas pelos membros superiores (braço, antebraço e mãos), do tronco, da coluna cervical e das pernas. Enfim, definem outros fatores que considera determinantes para a avaliação final da postura, bem como a força aplicada, o tipo de pegada, tipo de atividade muscular realizada pelo trabalhador. Permite avaliar tanto posturas estáticas quanto dinâmicas, incorporando como novidade a possibilidade de assinalar a existência de movimentos estafantes e posturas inadequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (295.6 Kb)   docx (186.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com