TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia e antropometria. Antropometria estática. Antropometria dinâmica

Projeto de pesquisa: Ergonomia e antropometria. Antropometria estática. Antropometria dinâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

Aula-tema: Ergonomia e Antropometria. Antropometria Estática. Antropometria Dinâmica. O posto de trabalho.

No posto de trabalho do controlador existe varios equipamentos ultrapassados que fica total mente fora de questão uma só pessoa realizar esta tarefa .

Equipamentos tais como télegrafo ,radio px, quadro de horario etc.

Como ficam todos espanhados por toda mesa .

Ergonomicamente irregulares que podem prejudicar a saúde, desempenho, segurança e bem estar do colaborador.

A melhor opção para este posto de trabalho é informatizar todo o sistema operacinal.

Com o sistema de ponto informatizado tem como acompanhar toda a jornada de trabalha de cada colaborador assim evitando jornadas em exesso, remanejando de turnos ,folgas e horarios das refeições.

Instalação de rastreados nos veiculos e computadores debordo assim podendo acompanhar em tempo real sua localização e se necessario a sua mudança de rota .E com este sistema ter todo o historico do veiculo desde da entrada e saida do patio ,abastecimento ,e manutenção .

Ter cadeira que permita o operador regular a altura do encosto, das pernas, apoio para os braços e o assento conforme norma. Condições de Trabalho: Como bem estar, o posto de trabalho deve ter uma cadeira que permita ao controlador fazer ajustes de posicionamento conforme o sua medida antropométrica.

A mesa proporcional ao ambiente de trabalho e números de equipamentos. É fone de cabeça sem fio para dar maior conforto.

Mais um sistema desta modo tem o custo muito elevado .

Outra forma de melhorar este posto de trabalho ,para dar o minimo de coforto ao controlador..

É a colocação de um computador na mesa do operador e outro no patio interligados assim eliminando as pranchetas eo quadro de horaio de almoço ,nextel no luga do px, um ramal telefonico com fone de cabeça sem fio assim eliminando o excesso de movimentos do controlador e de telefones na mesa ,com este espaço a mais podendo colocar os escaninhos sobre a mesa.

Condição Geral.

Com a implantaçõa de este sistema operacinal acreditamos que havera uma melhora ergonomicamente correta do posto de trabalho, resultando em um ambiente seguro e proporcionando ao controlador um ganho em saúde .

Considerações Finais.

Nas duas opções operador vai ter mais coforto no seu posto de trabalho assim preservando a sua saúde e integridade física assim tendo prazer na realizações das tarefas .

Etapa 3

Aula-tema: Antropometria Estática. Antropometria Dinâmica. O posto de trabalho. Análise do ambiente - conforto térmico, acústico e visual.

Passo 2

Relatório 3

Ao analizar o posto de trabalho de sua empresa constatamos que, a varias Imprudências no local.

- Falta de iluminação adequada no ambiente;

Iluminação insuficiente implicam diretamente na perda de desempenho e no aumento do número de acidentes.

- calor excessivo;

Devem ser adotadas medidas preventivas individuais e coletivas - técnicas, organizacionais e administrativas, em razão da exposição em ambientes artificialmente refrigerados e ao calor excessivo, para propiciar conforto térmico aos trabalhadores.

-Barulhenta;

Para controlar a exposição ao ruído ambiental devem ser adotadas medidas que priorizem a sua eliminação, a redução da sua emissão e a redução da exposição dos trabalhadores, nesta ordem.

- mobiliario inadequado;

As dimensões dos espaços de trabalho devem ser suficientes para que o trabalhador possa movimentar os segmentos corporais livremente, de forma segura, de maneira a facilitar o trabalho, reduzir o esforço do trabalhador e não exigir a adoção de posturas extremas ou nocivas.

- Cobrança em excesso;

Essas exigências afetam o ritmo físico, psíquico e psicológico do indivíduo gerando as doenças de trabalho, pois são cobrados excessivamente, sempre no intuito de superar a capacidade de adaptação profissional.

Passo 3

1. 1 Quais são as principais causas do estresse no trabalho?

Carga de trabalho, sentir-se desvalorizado ,poucas horas livres no dia e frustação com ambiente e cultura.

2 Como ocorre a insatisfação dos trabalhadores?

Por exercer uma atividade direcionada a insatisfação e desgosto, algumas pessoas abandonam o sentimento de amor ao próprio trabalho, que passa a ser um ciclo de vício e escassez de descobertas. Observe na imagem a seguir, que seu início ocorre com um clima de insatisfação diário, apoiado por constantes reclamações. Nesse estágio, é mais fácil apresentar justificativas, do que encontrar soluções para determinadas limitações. Em seguida, a ausência de qualificação reflete na limitação de ideias, na contribuição com sugestões de melhoria e no desenvolvimento de novos projetos. Ocorrem também por causa dos baixos salários, acúmulos de funções, maus tratos entre os companheiros de trabalho.

3 Como se pode aumentar a flexibilidade do trabalho?

É mais produtivo quando os funcionários trabalham em condições mais flexíveis, pois se sentem mais motivados e estimulados. Ao eliminar as longas horas no trânsito e disponibilizar maior tempo para administrar a vida pessoal, as empresas conseguem aumentar a rentabilidade e reter talentos, já que executivos declararam que trabalham mais quando têm que se deslocar até o escritório.

4 Quais são as principais recomendações para o trabalho em turnos?

Evitar as jornadas superiores a 8 horas de trabalho diário- deve-se considerar a jornada de 8 horas como a máxima possível. Limitar os dias consecutivos de trabalho noturno- o organismo humano nunca se adapta completamente ao trabalho noturno, que provoca sono, perda de apetite e cansaço. Cada dia de trabalho noturno deve ser seguido de uma folga de 24 horas- o sono diurno tem duração menor e qualidade pior, não é tão reparador quanto ao sono noturno. Deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com