TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ergonomia е Segurança no Trabalho

Ensaio: Ergonomia е Segurança no Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Ensaio  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

1-Explique:

1.1-Portaria

R: Portaria é um ato editado pelo chefe máximo da administração pública ou quem a lei autorizem ou decreto, no entanto a portaria por ser ato administrativo só tem força de lei se editada para regulamentar lei ou decreto.

1.2- Notificação de um obra

R: É uma orientação, geralmente impressa, contendo quesitos que necessitam ser corrigidos, visando a segurança ou a melhoria de algum processo. Sua observância é obrigatória.

1.3- Embargar uma obra

R: É um ato de proibir a continuidade de uma obra por motivo de irregularidade nos processos, falta de segurança ou por questões administrativas de ordem pública. O embargo é feito pela administração pública, entidades ou órgãos ligados a administração pública.

1.4- Decreto

R: Um decreto é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução.

2-Defina:

2.1- Acidente de trabalho (conceito legal)

R: Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".

2.2-Acidente de trabalho (Prevencional)

R: Acidente de trabalho é qualquer ocorrência não programada, inesperada, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência isolada ou simultaneamente perda de tempo, dano material ou lesões ao trabalhador.

3-O que é acidente?

R: Um acidente é um evento inesperado e quase sempre indesejável que causa danospessoais, materiais (danos ao patrimônio), danos financeiros e que ocorre de modo não intencional.

4-O que significa acidente de trajeto?

R: São todos os acidentes que ocorrem no trajeto da residência para o trabalho, e do trabalho para a residência.

5- O que significa CAT? Qual a sua finalidade?

R: A sigla CAT significa Comunicação de Acidente do Trabalho.

Serve para comunicar ao INSS que determinada pessoa sofreu um acidente de trabalho ou doença ocupacional. Só após comunicar o acidente que o INSS poderá dar seguimento ao amparo que é dado ao trabalhador acidentado ou vítima de doença ocupacional. Ou no caso de morte a família dele. Artigos 22 e 23 da Lei 8.213/91.

Hoje em dia é emitida Online. Após a emissão, vai imediatamente constar no banco de dados do INSS.

6- Qual a diferença entra acidente e incidente?

R: Acidente refere-se a um desastre, a um acontecimento inesperado e desagradável, com consequências graves e lamentáveis.

Incidente é um episódio imprevisto que altera o desenrolar dos acontecimentos, mas sem consequências desastrosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com