TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erin Brokovich: uma mulher de talento

Artigo: Erin Brokovich: uma mulher de talento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Artigo  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

“Erin Brockovich: uma mulher de talento”

Erin Brockovich é uma mulher divorciada duas vezes, com pouca escolaridade e muito estressada, porém muito determinada e persistente. Ela é mãe de três filhos e está desesperadamente em busca de um emprego. Após várias tentativas frustradas, consegue um emprego em um modesto escritório de advocacia na função de arquivista.

Em meio a tantos papeis, ela se depara com um caso que lhe chama a atenção. Um processo sobre a compra e venda de imóveis envolvendo uma grande empresa e os moradores de uma pequena localidade. Curiosa diante do caso, ela resolve investigar o que estava acontecendo.

Apos conversar com vários moradores e pesquisar varias informações, Erin descobre que a empresa PGE- Gás e Eletricidade do Pacífico estavam contaminando durante anos o lençol freático daquela região, com um produto usado para retirar ferrugens de máquina. Essa contaminação gerou alem de problemas ambientais, uma serie de doenças nos habitantes, inclusive câncer.

Certa de que havia um bom caso nas mãos ela consegue ganhar a confiança dos moradores e os convence a lutar pelos seus direitos, conseguindo assim mais de 600 procurações para lidar com o caso.

Erin não era formada em advocacia, portanto teve que provar que era capaz de defender aquela causa por não conseguir mais se afastar do caso. Envolveu-se de tal maneira que sabe todos os nomes, todos os contatos, consegue enumerar cada problema de saúde de cada um deles.

Erin estava determinada a encarar uma luta contra essa empresa em busca da justiça. Quanto mais ela investiga mais encontra fatos que comprovam suas suspeitas e consegue provar que existe sim o uso ilegal de produtos químicos.

Depois de tantas provas ela consegue convencer o advogado a mover uma ação contra essa empresa, conseguindo o acordo de 333 milhões de dólares de indenização para as vitimas da comunidade, por dano ambiental e corporal causados. E essa foi a maior indenização paga.

Comentário: No filme vimos claramente a falta de preocupação das empresas em trabalhar de forma limpa e ecologicamente correta. Esse fato não é único, temos exemplos diários da falta de investimento no meio ambiental. Em contrapartida, temos também que hoje já adotaram essa nova tecnologia. A luta de Erin foi um marco, pois conseguiu que centenas de pessoas fossem ouvidas. O dinheiro gasto com a multa, não vai devolver as vidas afetadas, mas poderia ter evitado muitos transtornos caso a empresa tivesse investido em uma forma de evitar que esse material fosse jogado no lençol freático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com