TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Das Relações Humanas

Artigo: Escola Das Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

Elton Mayo

É o fundador dessa escola, mas teve contribuição de Dewim e Lewin. Teve origem também nas conclusões da experiência de Hawtorne, realizada entre 1927 e 1932.

Experiência de Hawthorne

Fase 1

Medir a correlação de produção com a iluminação. Nessa fase os pesquisadores observaram dois grupos: um com iluminação constante, outro que tinha variações de iluminação. Foi observado que o grupo que tinha a iluminação constante produzia mais peças que o outro grupo, mas não era só devido a iluminação, mas porque existia um fator psicológico, que não tinha sido observado antes: que o grupo que estava mais iluminado, suponha que tinha que trabalhar mais quando havia mais iluminação.

Fase 2

Grupo de controle e grupo de observação Foram formados dois grupos dentro da empresa, para fazer um experimento, 1 grupo, o de controle, continuou com o mesmo sistema antigo, onde tinham supervisores e regras rígidas. O outro grupo, de observação, tinha 6 moças, e era um grupo de observação. Nesse grupo de observação, o ambiente era mais amistoso, as moças não tinham medo dos supervisores. O grupo passou por vários testes como períodos de folga, salário por produção, etc. Foi verificado que as moças gostavam mais desse grupo, e elas até faziam amizades, acabaram desenvolvendo uma equipe. O grupo aumentou a produção naturalmente, pois estava mais bem motivado.

Fase 3

Fase das entrevistas. Como os pesquisadores notaram que havia um fator psicológico que fazia os funcionários trabalharem melhor num ambiente menos rígido, iniciaram uma fase de pesquisas, para ouvir os funcionários, e saber o que pensavam. Primeiro fazendo entrevistas diretas e depois indiretamente.

Fase 4

Foi analisada a organização informal entre os funcionários, como punir um funcionário do grupo, por esse não seguir as “regras” impostas pelo grupo em geral.

Conclusões da pesquisa

O nível de produção é resultante da integração social (quanto maior a integração do funcionário com o restante do grupo, maior sua capacidade de produção) Comportamento social dos funcionários (o funcionário não é um ser isolado, ou seja, ele tem que se adequar as normas do grupo, ou pode ser punido socialmente, como ser evitado pelos outros) Recompensas e sanções sociais (mencionado acima também) Grupos informais: a empresa tem seus próprios grupos informais, o conteúdo de cargo não é importante e especialmente. É dado ênfase nos aspectos emocionais dos empregados.

Civilização Industrializada e o homem.

“Do ponto de vista de Elton Mayo, o homem é explorado pela sociedade industrial”.

O nível de produção

Nível de integração social trabalho social a administração da empresa deve compreender e ter mais comunicação com os funcionários. O ser humano é movido pela necessidade de estar junto, de serem reconhecidos pelo grupo com a industrialização os grupos primários família, igreja foram desintegrados, sendo que o trabalho de tornou um segundo lar para os operários. Para Mayo e seus colaboradores, a organização tem duas funções básicas: Produzir bens e serviços função econômica externa Distribuir satisfação entre a sua participante função social interna.

Decorrências da Teoria das Relações Humanas

Com o estudo de Elton Mayo e seus colaboradores, cai à teoria do homem “economicus”, entra em cena o homem social. A experiência de Hawthorne constatou que a produtividade do homem está ligada a sua integração social, ou seja, só um estímulo econômico salarial não é suficiente para aumentar o grau de satisfação com a empresa, pois o homem busca também recompensas sociais ou econômicas. A teoria das relações humanas também chegou à conclusão de que o homem tem necessidades humanas básicas as fisiológicas (que estão relacionadas as necessidades de sobrevivência)as psicológicas ( são necessidades secundárias e exclusivas do homem), entre as necessidades psicológicas, as principais são: necessidade de segurança intima; necessidade de participação; necessidade de autoconfiança; necessidade de afeição.

As de auto- realização.

Ciclo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com