TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola de Relações Humanas

Projeto de pesquisa: Escola de Relações Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Veiga de Almeida

Disciplina: Teoria das Organizações

Profa. Claudia Martins

VII) A Escola das Relações Humanas

A abordagem das relações humanas, que enfatiza que a administração eficaz virá de uma compreensão do trabalhador, desenvolveu-se no início da década de 1930. Essa abordagem visava entender como os processos psicológicos e sociais interagem com a situação de trabalho para influenciar o desempenho. Relações Humanas foi a primeira grande abordagem a enfatizar os relacionamentos informais de trabalho e a satisfação do trabalhador.

Estudos de Hawthorne

A Western Electric Company, fabricante de equipamentos de comunicação contratou uma equipe de pesquisadores de Harvard comandados por Elton Mayo e Fritz Roethlisberger. Eles deveriam investigar a influência das condições físicas de trabalho na produtividade e eficiência dos trabalhadores em uma das empresas da fábrica fora de Chicago. Esse projeto de pesquisa, conhecido como Estudos de Hawthorne, forneceram alguns dos mais interessantes e controversos resultados na história da administração.

-----------

Obs: A General Electric, para promover a venda de lâmpadas, dizia em sua propaganda que a produtividade no ambiente de trabalho aumentava com a iluminação. Para dar base a essa afirmação, a General Electric convenceu uma outra empresa, a Western Electric, a realizar um estudo por professores de Havard em sua fábrica de equipamentos telefônicos de Hawthorne a partir de 1927.

------------

Os Estudos de Hawthorne foram uma série de experimentos conduzidos de 1924 a 1932. Durante o primeiro estágio do projeto (os experimentos com iluminação), várias condições de trabalho, particularmente a iluminação na fábrica foi alterada para se determinarem os efeitos dessa mudança na produtividade: aumentava-se a intensidade da luz e a produção aumentava. Diminuía-se a luz e a produção aumentava também. Em seguida, os pesquisadores ofereceram benefícios como lanches e intervalos de descanso; a produção continuou aumentando. Finalmente, todos os benefícios foram retirados, a produção, ao invés de diminuir, aumentou para uma quantidade espantosa. Os pesquisadores não encontraram qualquer relação entre a iluminação da fábrica e os níveis de produção. Em alguns casos, a produtividade continuava a crescer mesmo quando a iluminação era reduzida ao nível do luar. Os pesquisadores concluíram que os trabalhadores desempenhavam e reagiam diferentemente porque estes estavam sendo observados. Essa reação é conhecida como o Efeito Hawthorne: a qualidade do tratamento dispensado pela gerência aos trabalhadores influencia fortemente seu desempenho. Bom tratamento por parte da administração, reforçando o sentido de grupo, produz bom desempenho.

Essa conclusão levou os pesquisadores a acreditar que a produtividade poderia ser mais afetada por fatores psicológicos e sociais do que por influências físicas. Com esse pensamento em mente, iniciaram os outros quatro estágios do projeto. Durante esses estágios, os pesquisadores desempenharam vários experimentos em grupo e fizeram longas entrevistas com os empregados. Mayo e sua equipe finalmente concluíram que a produtividade e o comportamento do empregado eram influenciados pelo grupo informal de trabalho. Hoje isso pode parecer óbvio demais, mas foi revolucionário e representou uma nova filosofia de administração, em relação às idéias então predominante da escola científica.

As experiências de Hawthorne realçavam a necessidade não apenas de se construir uma teoria nos moldes de Taylor, mas também de se voltar para os valores sociais da organização. Desta forma, o gerente precisa adquirir uma compreensão não apenas das técnicas de análise do trabalho e de melhoria de produtividade, mas também das dimensões humanas do trabalho. Em 1933, Mayo publicou o livro The human problems of an industrial civilization em que apresentou suas conclusões. Em essência, Mayo diz que o desempenho das pessoas depende muito menos dos métodos de trabalho, segundo a visão da administração científica, do que dos fatores emocionais ou comportamentais. Destes, os mais poderosos são aqueles decorrentes da participação do trabalhador em grupos sociais. A fábrica deveria ser vista como sistema social, não apenas econômico ou industrial, para a melhor compreensão de seu funcionamento e de sua eficácia.

Ponto de vista das relações humanas

A abordagem das relações humanas alegava que os administradores deveriam enfatizar primeiramente o bem-estar, a motivação e a comunicação dos empregados. Acreditava-se que as necessidades sociais tinham precedência sobre as necessidades econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com