TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola De Chicago

Pesquisas Acadêmicas: Escola De Chicago. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Este trabalho visará abordar o surgimento da Escola de Chicago, assim como seu contexto histórico, destacando que os estudos dos problemas sociais estimulam a elaboração de novas teorias e conceitos sociológicos, além de novos procedimentos metodológicos.

No início do século XX, os Estados Unidos passa por uma profunda transição, de uma sociedade predominantemente rural e agrícola para uma baseada nos centros urbanos. O crescimento da cidade de Chicago foi particularmente notável, uma expansão tão rápida trouxe dificuldade de assimilação. Muitos dos que vieram se estabelecer na cidade de Chicago trouxe pouco consigo. Houve imigrantes vindos de outros países. Para muitos dos recém-chegados a cidade proporcionou poucas oportunidades econômicas. As condições de laborais nas fábricas eram péssimas, com longas jornadas de trabalho, salários baixos, a vida nas favelas criava sérios problemas de saúde.

A Escola de Chicago parte de uma análise sobre a expansão das cidades e suas modificações sob o efeito da industrialização, representando um contexto dentro do qual são visíveis novos fenômenos sociais, que abarcam desde mudanças nas ordens econômica, demográfica e espacial, até alterações dos costumes, e também das formas de interação e de controle social. É em razão desta problemática que emerge um novo ambiente, marcado por grandes desigualdades, apresenta-se propício ao surgimento de desvios de conduta, muitos deles caracterizados como crimes.

Com o advento da Universidade e a colaboração dos expoentes pesquisadores do país, Chicago inicia um processo que aborda os estudos em antropologia urbana, em que o "outro" torna-se o "próximo". Tendo no meio urbano seu foco de análise principal, desencadeia os estudos relacionados ao surgimento de guetos, a proliferação do crime e da violência, ao aumento populacional, tão marcante no início do século XX. Nasce a partir daí à chamada Escola de Chicago, também chamadas por alguns de “socilogia da grande cidade”

Os estudos desta Escola faziam uso do método empírico e da observação, buscando resposta para a problemática enfrentada pela sociedade e pelas autoridades locais no enfrentamento do problema criminal.

2. Desenvolvimento

No século XIX ocorreram grandes mudanças sociais nos EUA. Houve uma grande expansão da classe média, pois houve uma grande remessa de imigrantes e migrantes chegando às cidades do país, fazendo com que essas cidades se transformassem em centros comerciais movimentados, com grande mão de obra, fazendo com que a produção aumentasse em grande escala e consequentemente, com um número maior de pessoas, aumentasse a criminalidade.

Na cidade de Chicago, houve uma grande entrada de imigrantes, principalmente poloneses, italianos e irlandeses. A cidade não possuía uma estrutura para receber tal quinhão de pessoas com culturas tão diferentes uma das outras. Ou seja, tais imigrantes criaram “guetos” onde poderiam manter sua cultura e seu idioma de origem, com isso, cada vez mais imigrantes chegavam até Chicago.

Com tantas pessoas e culturas diversas, houve um grande aumento na criminalidade, deixando Chicago como umas das cidades mais violentas dos EUA na época. A mão de obra em excesso, fez com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com