TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola E Curriculo

Artigos Científicos: Escola E Curriculo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA E CURRÍCULO

Assista ao filme, Escritores da Liberdade, sugerido no link abaixo, e faça uma análise com base nos conhecimentos sobre currículo construídos ao longo das nossas aulas, abordando as questões descritas abaixo:

a) A questão do currículo e do currículo oculto na formação de valores daqueles jovens.

b) A utilização da metodologia do professor a favor da aprendizagem dos alunos.

c) A importância do currículo na formação da cidadania

d) Currículo/conteúdos: Como despertar a interação?

A escola é uma instituição que colabora de forma efetiva para o desenvolvimento do educando. Com isso consiste o currículo que é mais que um conteúdo para os educandos e educadores.

O currículo possibilita a interação de professor-aluno e aluno-professor. No link podemos observar que a professora teve dificuldades no primeiro contato com os alunos, pois a maioria de seus alunos era problemáticos, muitos vivam como a violência doméstica, as drogas, a prostituição, o desemprego entre outros. Estas situações faziam com que eles procurassem uma solução nas ruas e lá se envolviam em situações cruéis, como exemplo, as gangues. Isso os deixava excluídos da sociedade.

Porque estes jovens estavam com as mentes travadas pelos terrores causados por estas circunstâncias e por não acreditarem mais em si mesmas e até por acharem que ninguém acreditava neles, com tudo isso eles continuavam a praticar o mal. Até que num momento alguém os desperta novamente para o mundo, os fazem sentir especiais, capazes e acreditarem na mudança.

Através das situações apresentadas a professora se dedicou de corpo e alma para se aproximar de seus alunos, expôs uma aula dinâmica que envolveu á todos, valorizando tudo que eles diziam ou expressassem, a professora fez que eles se interagissem, através da interação ela fez com que eles se transformassem, desenvolvendo o comportamento e os valores de cada um e os transportando para a sociedade capitalista.

A professora foi uma operaria curricular, pois ela teve uma árdua tarefa de executar seu plano, para que seus alunos desenvolvessem seus valores e que eles mesmos vissem o quanto são importantes na sociedade. Ela trabalhou com eles o comportamento, atitudes e principalmente nos valores dos homens. Ela trabalhou com conteúdos que faziam parte do cotidiano de cada um, chamando a atenção e a participação de todos, abordando a realidade de vida de cada aluno, tornado eles escritores de um diário, onde cada um contava a história de vida do passado.

O currículo oculto é o transformador da escola, em um espaço de transmissão da doutrina capitalista com isso a escola e a sala de aula se tornam um local de reprodução de valores, de atitudes e comportamentos. O currículo é muito importante para a formação do cidadão porque ele é um conjunto de conhecimento com ênfase na formação social e ética onde prepara os indivíduos para serem cidadões bem sucedidos no mundo. Pois o cidadão aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a viver juntos e aprende a ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com