TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Lombarda

Monografias: Escola Lombarda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 2

A Escola Lombarda, também chamada de Escola Administrativa, surgiu em 1840, com a publicação do livro La contabilità applicata alle amministrazioni private e pubbliche, de Francesco Villa, que era o principal representante desta escola de contabilidade, junto com Antonio Tonzig.

O principal interesse desta escola era o estudo da administração das empresas. Com isto, a Contabilidade deixou de ser apenas escrituração, passando também a controlar a gestão das empresas. Não se limitou mais a cifras, passando a abranger também idéias e operações mais abstratas. Outra inovação desta escola foi a avaliação de ativos permanentes por preços correntes.

Segundo essa escola,a implantação de um novo empreendimento deveria ser procedida de um estudo de viabilidade,da projeção do retorno sobre o capital investido,tempo de permanência do produto novo no mercado,ou seja,ocorreu uma conjunção entre os objetivos da Contabilidade e Administração em função de que a última não havia se firmado como uma disciplina à parte e com vida própria.

Segundo essa escola do pensamento contábil,a contabilidade deveria ser uma disciplina destinada a interpretar a dinâmica das empresas,ou seja,voltada para o controle da gestão.Desta forma a Contabilidade não se limitava somente à escrituração,mas era composta de um conjunto de conhecimentos e operações com o objetivo de controlar a gestão.

Outros aspectos significativos introduzidos por essa escola foram:

*A avaliação de ativo permanente a preço corrente em atividades comerciais e industriais;

*A desvinculação da contabilidade de cifras e números;

*Estabelecimento do controle como objetivo da contabilidade.

Origem da Escola Lombarda

O fato propulsor desse movimento foi à conexão entre os elementos contabilísticos e elementos econômico-administrativos,essa ligação ocorreu através da inclusão na Contabilidade de fatores econômicos de produção e de consumo que faziam parte da gestão das entidades como forma de melhor qualificar a informação sobre essa gestão.A administração das entidades passou a ser alvo central de interesse dos estudiosos contábeis.

O ponto central da Escola Lombarda é a relação entre a Administração econômica e a Contabilidade,outro ponto diz respeito à valorização dos ativos permanentes.

Quanto à parte da técnica de registro contábil,ela representa apenas uma parte da contabilidade,que,baseada em seus princípios,diante de vários modos de aplicação,não pode aspirar ao título de ciência.A Contabilidade para os seguidores dessa escola deve ser considerada um complexo de noções econômicas e administrativas aplicadas à arte de confeccionar os livros e as contas.

Principais personagens da Escola Lombarda:

Francesco Villa iniciou o estudo da aplicação dos princípios econômicos gerais ao campo da administração das entidades.E Antônio Tonzig,para ele a Contabilidade era parte essencial e a base necessária para uma boa e permanente administração.E desta forma a contabilidade e administração deveriam estar sempre ligadas para o êxito de uma gestão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com