TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Classicas Da Administração

Ensaios: Escolas Classicas Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 3

2.4 Escola clássica de administração

O primeiro período que marcou o estabelecimento do capitalismo foi caracterizado pela resposta não sistemática aos desafios colocados pelos novos espaços e relações de trabalho, presentes, principalmente, na fabrica.

2.4.1 Contextualização

Uma das razões de adoção das contribuições da escola clássica é a entrada do capitalismo na fase monopolista.

A concentração dos mercados permitiu a produção em série e os altos lucros. Com os desperdícios e falta de eficiência requeriam respostas sistemáticas e coerentes de administração, abordadas coerentemente pelos principais representantes da escola clássica.

As principais contribuições da escola clássica de administração foram desenvolvidas por um grupo de autores diretamente envolvidos em prática gerencial, os quais buscaram desenvolver princípios racionais que tornariam a administração mais eficiente.

A escola clássica pode ser dividida em três correstes: Administração cientifica, gestão administrativa e teoria da burocracia.

2.4.2 O movimento de administração cientifica

O movimento responde com eficiência à questão da dependência do capital em relação ao trabalho na manufatura.

A aplicação dos princípios da administração cientifica é condicionada pela existência de uma nova força de trabalho, desqualificada e barata.

O principal representante do movimento de administração cientifica foi o norte- americano Frederick Winslow Taylor. Sua obra, Princípios de administração cientifica, de 1911, sintetiza um conjunto de princípios em busca da gestão eficiente do trabalho, direcionado ao chamado “homem comum”.

Taylor é um dos primeiros a reconhecer a importância de um processo de seleção cientifica do trabalhador, que adapte suas capacidades e aptidões as características de cada função a ser desempenhada.

2.4.3 Gestão administrativa

Gestão administrativa abordou os princípios gerais de administração. Henri Fayol foi o principal representante dessa corrente. Fayol acreditava em princípios gerais e únicos de uma boa administração e no papel que a previsão cientifica e os métodos adequados desempenhariam na melhoria dos resultados empresariais.

Fayol define as funções de administração: prever, organizar, comandar e coordenar.

2.4.4 Teoria da burocracia

Max Weber considera que um dos traços distintivos das modernas sociedades é seu caráter burocrático. O desenvolvimento dessa moderna forma de organização estava presente em todos os setores.

Mesmo reconhecendo que a burocracia não é uma nova forma organizacional, uma vez que já existiram estruturas burocráticas no antigo Egito, na China e no Império Romano, Weber encontra no capitalismo fatores fomentadores do desenvolvimento da burocracia. Para Weber, a burocracia é um modelo ideal descritivo cujas características nunca se encontram na sua forma pura na pratica.

2.4.5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com