TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Critico - Escola Clássica - TGA

Dissertações: Resumo Critico - Escola Clássica - TGA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  1.235 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA CLÁSSICA E OS NOVOS NEGÓCIOS: UMA UNIÃO POSSÍVEL?

Dados bibliográficos: Revista Administradores.com, Edição Abril/Maio 2013.

Esse texto questiona claramente sobre as teorias aprendidas na Escola Clássica e de que forma elas contribuem para o sucesso das empresas na atualidade, mudou muito o conhecimento de lá pra cá, mas, muitos princípios foram preservados e estão presentes nas organizações da atualidade.

Os capítulos se dividem entre as teorias encabeçadas por Frederick Taylor re Henry Fayol, os princípios teóricos da Escola Clássica hoje e a analise das contribuições e princípios da Teoria da Administração Cientifica e a Teoria do Processo Administrativo.

Nas empresas modernas é comum os empreendedores colocarem em prática a criatividade, a inovação e a tecnologia, quesitos esses essenciais para alavancar os negócios, sabemos que tem empreendedores que sequer leram um livro sobre a Teoria da Administração ou algum principio da Escola Clássica, mas possuem negócios bem sucedidos.

As teorias são e sempre serão atuais, Fayol, por exemplo,preocupava-se com a estrutura da organização e com as funções administrativas(compra, venda, logística, produção, financeira e recursos humanos), José Carlos de Souza Lima, coordenador do Curso de Administração da Universidade Cruzeiro do Sul, também acredita que as funções planejar, organizar, dirigir e controlar, inerentes à Teoria do Processo Administrativo, são praticados em qualquer modelo de gestão, sem elas não há como gerir adequadamente uma empresa.

Os princípios da Escola Clássica são inerentes às ações da companhia. De Taylor, observamos a obsessão por processos e metodologia que temos que aplicar, em cada tarefa ou atendimento realizado, de Fayol, a crença absoluta de que a especialização de cada profissional é essencial para a maior produtividade nas empresas.

Ao analisar esse texto pude perceber em vários pontos a importância da inovação e tecnologia para o crescimento das empresas, como também a necessidade de se ter um conhecimento teórico na área de Administração, mostrando ao empresário o que pode ou não dar certo dentro de uma organização.

Achei muito interessante a adequação do modelo de negocio, visto nas contribuições e princípios dentro da Teoria da Administração Cientifica e a Teoria do Processo Administrativo, cada uma com o seu diferencial, mas, tentando fazer melhor que os seus concorrentes.

O pensamento administrativo é marcado pela evolução constante desde o inicio quando procuravam adaptar o ser humano à maquina, tornando-o apenas uma peça a mais, para alguns teóricos qualquer estudo observa, a diferença entre estrutura pessoal e funcionamento, mesmo que as organizações em estudo produzam o mesmo produto, no meu entender, é aí que se aprimora o negocio visando a concorrência.

Esse texto é realmente útil para todos os pequenos empreendedores, pois já iniciam os negócios visando o crescimento da empresa e conquistando seu espaço no mercado.

Mayara Chaves.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com