TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrita E Alfabetização

Monografias: Escrita E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  204 Visualizações

Estar alfabetizado é muito mais que usar códigos para se comunicar.

Quando usamos a leitura visual, ou simbólica somos considerados alfabéticos funcionais, capazes de viver em uma sociedade, porém não capaz de ler (palavras em si ) ou mesmo escrever de forma coerente e coesiva.

Hoje consideramos as garatujas das crianças nas fases educacionais como uma forma de comunicação, pois cada vez mais ganham formas e nomes, expressam sentimentos e capacidades.

A alfabetização é algo construtivo. De um processo inicial, prévio, partimos para algo mais elevado, trabalhando com aulas significativas e contextualizadas , não muito longe da vivencia de cada criança.

Segundo Emilia Ferreiro " estar alfabetizada hoje é poder transitar com eficiência e sem temor numa intricada trama de práticas sociais ligadas á escrita. Ou seja, trata-se de produzir textos nos suportes que a cultura define como adequados para diferentes praticas, interpretar textos de variados graus de dificuldades em virtude de propósitos igualmente variados, buscar e obter diversos tipos de dados em papel ou até tela. Não é uma tarefa para se cumprir em um ano, mais ao longo da escolaridade. Quanto mais cedo começar, melhor"

Os meios de comunicação e informações como o uso do computador, também pode ser um

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com