TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escrita Fiscal

Pesquisas Acadêmicas: Escrita Fiscal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Quando o assunto é a organização de uma empresa, existe uma serie de fatores que deve ser levada em consideração, principalmente na área administrativa, no setor de faturamento.

A definição de faturamento tornou-se fundamental, pois permitir delimitar e especificar pontos sensíveis a gestão, notadamente os que dizem respeito aos impostos que são apurados.

O rigor tributário do país fez com que o setor de faturamento se renovasse, exigindo das empresas atenção as atualizações conceituais e de ferramentas para não cometer erros inadvertidamente, o que pode comprometer a saúde do negocio.

Assim o setor ganhou em tecnologia de informática, com inúmeros softwares especializados, seguindo a tendência nacional de gestão virtual, que atende aos requisitos da escrituração fiscal, conforme a legislação tributaria.

Submetido a uma estrutura adequada de funcionamento, o faturamento deve fornecer informações sobre consumidores, mercadorias, logística, transportes, prazos de entrega, pagamento entre outros dados que fazem a diferença na hora de vender um produto e planejar.

Palavras-chave: Faturamento, Legislação Tributaria, Tomada de Decisões.

1. INTRODUÇÃO

A base de dados do faturamento é peça essencial do funcionamento de uma empresa e deve ser feita com todo cuidado, conhecimento e treinamento possível. Sua execução eficiente permite a tomada de decisões gerenciais e estratégicas adequadas, proporcionando aos gestores uma visão geral e ao mesmo tempo minuciosa da saúde financeira da empresa.

A área escolhida foi de Faturamento, tendo os principais papeis de observação de relatório e planilhas de controle com variações.

A empresa concedida é Big Dutchamn Brasil Ltda., localizada na Avenida Aparecida Sorbo Fernandes, nº 51, no bairro Recreio Campestre Idanorma, na cidade de Araraquara.

O supervisor responsável pelo estagio será Ulisses Rogerio Lupino, contador da empresa, sendo realizado no departamento Contábil, na qual exerço a função de Analista Contábil.

Segundo Derbeck e Nagy (2001, p. 13), “a contabilidade de custos fornece os dados detalhados sobre custos que a gestão precisa para controlar as operações atuais e planejar para o futuro”.

A importância da apuração correta e legítima dos custos na empresa auxilia nos sistemas de informações contábeis, essenciais no desenvolvimento operacional, determinando custos e preços dos produtos e serviços.

De acordo com Wernke (2004, p. 11 e 12) custos são Gastos efetuados no processo de fabricação de bens ou de prestação de serviços. No caso industrial, são os fatores utilizados na produção como matérias-primas, salários e encargos sociais dos operários da fábrica, depreciação das máquinas, dos móveis e das ferramentas utilizadas no processo produtivo.

Assim, um gasto pode transformar-se de investimento para custo ou despesa ou diretamente custo ou despesas.

Segundo Horngren, Foster e Datar (1997, p. 19), “para guiar suas decisões, os gestores sempre desejam saber quanto custa determinada coisa (como por exemplo, um novo produto, uma máquina, um serviço ou um processo)”. Tal coisa chama-se de objeto de custo, pois se necessita de mensuração, para definir o quanto custa produzi-lo.

2. CARACTERISTICAS DA ÁREA

O estagio supervisionado foi feito na empresa Big Dutchamn Brasil Ltda, uma indústria multinacional no ramo de fabricação de equipamentos para criação de aves e suínos, atualmente sua filial está localizada Avenida Aparecida Sorbo Fernandes, nº 51, no bairro Recreio Campestre Idanorma, na cidade de Araraquara.

O faturamento é um dos setores mais importante de uma empresa, pois com bases nas informações e medidas monetárias do sacrifício despendido para atingir seus objetivos e metas.

Com o objetivo de demonstrar a importância de faturamento na empresa, esta diretamente ligada a área fiscal e comercial da empresa, o enfoque ficou no faturamento, dando destaque em sua importância dentro da empresa.

A área escolhida é supervisionada pelo gerente administrativo/financeiro que é composta pelos departamentos: Contabilidade; Custos; Financeiro e Tecnologia da Informação. Cada departamento por sua vez possui um supervisor para coordenar as atividades e alcance dos objetivos de sua área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com