TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espaço geográfico e organização humana

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho

1 A partir do vídeo da TV Brasil sobre a história do geógrafo Milton Santos, intitulado "Milton Santos - De Lá Pra Cá - 12/06/2011", apresente uma breve síntese (8 a 10 linhas) sobre a importância das ideias deste para a humanidade em geral, especialmente no que diz respeito a contribuição do que ele chama de "homem lento."

2 Ao longo deste tópico de estudos estudamos que, para compreender o mundo atual, não basta estudar primeiro a localização de cada continente (e dos países), depois seu relevo, seu clima etc., sem estabelecer grandes ligações entre esses vários aspectos. Nesse sentido, por que devemos considerar a teoria de Milton Santos, que tem como eixo principal a "Formação Econômica e Social", uma teoria válida para o entendimento do espaço geográfico? Justifique sua resposta.

3 Difundiu-se, no mundo, a ideia de que a capacidade de consumir em níveis cada vez maiores significa que as pessoas estão vivendo em melhores condições do que no passado, pois associa-se consumo ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, o consumo também pode trazer impactos negativos, pois estes podem causar danos à base de recursos ambientais e exacerbar os padrões de desigualdade. Destaque outros itens que podem ser considerados positivos e negativos para a sociedade e que estejam diretamente associados à temática que desenvolvemos.

1 Milton Santos, foi um dos grandes nomes da renovação da geografia. Suas ideias nos fizeram ter uma evolução do conhecimento e transformação da geografia.

Ele acreditava que as mudanças do mundo viriam dos países periféricos, pois ele incorpora a periferia ao mapa da geografia, dando a entender que o espaço geográfico era afetado pela necessidade da população que o ocupa.

O "homem lento" seria o futuro do mundo, onde ele não estaria antenado com o mundo de hoje, seria o homem que mudaria o mundo. É o homem que vem da periferia e não tem as devidas condições aos acessos financeiros.

2 Sua teoria é valida, pois a sociedade se determina devido aos recursos disponíveis ao seu redor, ou seja, não seria apenas a localização ou o relevo de tal área que definiria o conjunto, mas também as relações econômicas e sociais dentre o povo que ali habita.

3 Nos pontos positivos podemos destacar, o desenvolvimento econômico da população, pois o consumismo significa comprar algo que não seja necessário, o desenvolvimento das industrias, devido ao aumento da demanda a procura de novos produtos, fazendo com que seja necessário o aumento da produção e o aumento do número de empregos.

Já nos pontos negativos, é destacado o esgotamento dos elementos naturais, como, o aumento do lançamento de resíduos e emissão de gases nocivos na atmosfera, aumentando assim o aquecimento global, queima de combustíveis fosseis e madeira, desmatamento, o aumento do consumo de agua doce e também o aumento das dividas populacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com