TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Especificação De Cargo De Gerente De Recursos Humanos

Exames: Especificação De Cargo De Gerente De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

domingo, 7 de março de 2010

Resiliência reduz riscos de doenças no trabalhador

O profissional resiliente é aquele que recupera-se e molda-se a cada "deformação" situacional

Resiliência. A palavra soa estranho à maioria das pessoas, mas vem despertando a atenção dos departamentos médicos das empresas cada vez com mais freqüência, já que a falta de resiliência em um ou mais funcionários pode afetar desde o bom relacionamento no local de trabalho até a produtividade. É que o indivíduo que não é resiliente não desenvolve a capacidade de superar os conflitos que geram estresse e cansaço e, em conseqüência, sofre com as mais diferentes doenças psicossomáticas, podendo contagiar o ambiente com mau humor, depressão e até síndrome de pânico. Isso, sem falar nas constantes falta ao trabalho e na queda da produtividade.

Devido ao ritmo de vida mais intenso, com estafantes jornadas de trabalho e acirrada concorrência no mercado de trabalho, explica o médico paulista Alberto D''Áuria, superintendente de saúde ocupacional do Hospital São Luiz, a resiliência de cada profissional tem sido um dos fatores observados nos momentos de contratação ou nas avaliações de desempenho. Afinal, observa, "a resiliência é a capacidade humana de superar tudo, tirando proveito dos sofrimentos, das dificuldades", comparando o equilíbrio humano à estrutura de um prédio, que pode rachar se a pressão for superior à resistência. E para qualquer organização, é importante ter em seus quadros profissionais preparados para vencer as dificuldades.

Mas os que se identificarem como pessoas não resilientes não precisam se desesperar. É possível treinar a capacidade de desenvolver a resiliência, aconselha o especialista Alberto D'Áuria, ao falar sobre o tema para a coluna Sua Carreira, do site Empregos (www.empregos.com.br). Uma das dicas que ele dá é aprender a adotar métodos práticos de relaxamento e meditação.

Entre os problemas de saúde que os não resilientes tendem a desenvolver estão, inclusive, vaginites, hipertensão arterial, gastrite e doenças intestinais, além de outras psicossomáticas. O termo resiliência, segundo D''Áuria, tem origem na física e significa a capacidade de recuperar-se e moldar-se às situações. Ao contrário, os que não desenvolvem a resiliência são chamados de "homens de vidro", pois podem quebrar a qualquer hora, diante do menor esforço ou da primeira adversidade.

Segundo pesquisa feita pela Isma-BR (International Stress Management Association), com sede em Porto Alegre (RS), as mulheres profissionais tendem a se adaptar melhor aos desafios e pressões, sendo menos susceptíveis às doenças provocadas pelo estresse. Entre os dados observados pela psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da entidade, está o de que 84% das mulheres têm facilidade de verbalizar suas emoções, contra 29% dos homens. O site da Isma-BR (www.ismabrasil.com.br) traz, inclusive, um teste de nível de estresse que pode ser respondido por qualquer pessoa, relacionando os principais fatores de estresse tanto no trabalho quanto no dia-a-dia.

DICAS

Dar o suporte necessário para que a criança cresça confiante em si e segura de que não está só. Alguns fatores de proteção foram identificados e devem ser reforçados na criança, para que ela chegue à adolescência, à idade adulta e ao mercado de trabalho com grandes chances de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com