TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerente de Recursos Humanos

Projeto de pesquisa: Gerente de Recursos Humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

No Brasil após a abolição da escravidão, em 1988, o trabalho livre ganhou espaço, principalmente pela vinda dos imigrantes europeus, mas as condições eram ruins, o que deixava a sociedade brasileira em atraso em relação ao resto do mundo. Na constituição de 1891, Decreto 1.313, que regulamentou o trabalho dos menores de 12 a 18 anos, foram as primeiras normas trabalhistas. Com objetivo de reunir as reivindicações dos operários, em 1912, foi fundada a CTB (Confederação Brasileira do Trabalho), que estipulou o horário de trabalho em oito horas, fixação do salário mínimo, indenização para acidentes, contratos coletivos ao invés de individuais, entre outros. Somente após a revolução de 30 quando Getúlio Vargas cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comercio é que os brasileiros passam a ter maior segurança, mas esta garantia somente foi possível com a Constituição de 1934, que foi a primeira a tratar do Direito do trabalho no Brasil, assegurando a liberdade sindical, o salário mínimo, jornada de trabalho de oito horas, repouso semanal, férias anuais remuneradas, proteção do trabalho feminino e infantil e isonomia salarial.

Mesmo com seus direito assegurados pela Constituição, a classe trabalhadora só conhece a força dos sindicatos em 1970. Com a força sindical concentrada no ABC paulista, onde em 1978 os operários de São Bernardo do Campo (SP) desafiam o regime militar, e este movimento se estendeu por todo o Brasil, mostrando então a força dos trabalhadores unidos. Somente após a ditadura em 1985, as conquistas dos trabalhadores foram restabelecidas, onde a Constituição de 1988 instituiu o direito a greve e a livre associação sindical e profissional, como consta na Lei nº. 7.783/9.

Hoje no Brasil a associação Sindical é livre, podendo o trabalhador e empregador associar-se ou não, sem sofrer penalidades, podem inclusive retirar-se do sindicado, se assim achar conveniente. Contudo a CLT, em seu artigo 544, relaciona privilégios para quem se associa aos Sindicados das categorias à que pertence. No caso de Empresas o Artigo 546 da CLT, dá preferência, em igualdade de condições, na exploração de serviços públicos e fornecimentos às repartições Públicas, Federais, Estaduais e Municipais. Os trabalhadores quando se associam a um Sindicado buscam união, segurança, participação, reconhecimento e também benefícios. Os Sindicatos correspondem aos grupos sociais de formação espontânea, com interesses econômicos solidários comuns às Empresas e Empregados que realizam atividades idênticas, e tem como maior objetivo a defesa dos direitos e interesses comuns a uma classe, ou a um grupo de pessoas ligadas entre si, sendo que é obrigatória sua presença em negociações coletivas de trabalho. A importância dos Sindicatos é tanta que é vedada ao Poder Publico interferência e intervenção em sua organização, nas defesas de seus associados. O Sindicato é o único veículo pelo qual toda uma classe menos favorecida, a classe trabalhadora, consegue expressar-se politicamente.

2. Desenvolvimento

2. 1 - Nome da Empresa, localização, porte, segmento e quantidade de funcionários.

Após analisar as oportunidades do mercado de trabalho, chegou-se a conclusão que o segmento com condições de expansão e viabilidade financeira é o de Segurança Patrimonial e Segurança para festas e eventos, até pelo descaso dos nossos governantes que não investem na segurança, onde a população é carente desta segurança e também de proteção.

O Nome Fantasia da Empresa será Fortes Segurança, sua sede será na Cidade de Campo Grande - Mato Grosso do Sul, localização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com