TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerente de recursos humanos

Ensaio: Gerente de recursos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  Ensaio  •  3.980 Palavras (16 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 16

Atividade 01

(1º Pessoa)

• Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

O Gerente de Recursos Humanos de uma empresa abriu um processo de seleção para a contratação de novos funcionários para seu Departamento e decidiu fazer a seleção de alunos do Curso de Administração da Universidade Anhembi Morumbi por ele possibilitar o acesso a conteúdos acadêmicos internacionais e a programas de intercâmbio ao Global Career Center, um serviço de empregabilidade dirigido pelo International Office, que disponibiliza vagas efetivas de trabalho, estágio e trainee em todo o Brasil.

Após entrevistar alguns candidatos, o Gerente de RH concluiu que os alunos da Anhembi Morumbi detêm habilidades para atuar nas áreas financeira, mercadológica, produção e materiais, recursos humanos, comércio exterior, logística, entre outras áreas.

Pode-se afirmar que o Gerente de RH desenvolveu um raciocínio:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Hipotético-dedutivo

Resposta Correta: b.

Indutivo

Feedback da resposta: Alternativa correta: Indutivo.

A indução é um processo pelo qual, partindo de dados ou observações particulares constantes, podemos chegar a proposições gerais, foi o que fez o Gerente de RH.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

O método é um procedimento ou um conjunto de passos que se deve realizar para atingir determinado objetivo, nesse sentido, como processo organizado, lógico e sistemático, está presente em todos os âmbitos da experiência humana. Assim, o método científico é, portanto, apenas um caso particular dos diversos tipos de métodos e consiste de algumas etapas bem definidas.

Considere a seguinte situação na qual estão presentes a etapas do método científico:

I. O Diretor de uma empresa observa que seus funcionários parecem obter melhor participação nas reuniões quando têm acesso ao material (pauta da reunião, textos explicativos, pesquisas, etc.) com antecedência.

II. Dessa forma, ele supõe que isso ocorra porque, ao ler o material antes da reunião, os funcionários participam mais “relaxados” e podem fazer perguntas e apresentar sugestões de melhor qualidade.

III. O Diretor decide, então, testar essa suposição da seguinte forma: convoca seus funcionários para duas reuniões em datas diferentes. Na primeira eles terão acesso ao material antes da reunião, ao passo que na segunda, não. Ao longo das reuniões, o Diretor faz exposições, levanta dúvidas, recolhe informações e sugestões procurando sempre registrar o comportamento de cada um.

IV. Ao final de todo o processo, ele compara os resultados das reuniões e verifica que sua suposição estava correta: “os funcionários quando têm acesso ao material e informações a serem debatidas nas reuniões com antecedência apresentam desempenho superior, fazem perguntas de melhor qualidade e apresentam sugestões mais pertinentes”.

Pode-se afirmar que as situações acima descritas correspondem às seguintes etapas do método científico, na ordem apresentada:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Observação, hipótese, experimentação e generalização.

Resposta Correta: d.

Observação, hipótese, experimentação e generalização.

Feedback da resposta: Alternativa correta: Observação, hipótese, experimentação e generalização.

As Afirmações se referem às etapas do método científico mencionadas na unidade 1.

As etapas do método científico, presentes em cada uma das afirmações são:

1. Observação do fenômeno

2. Formulação de hipóteses sobre o fenômeno observado

3. Experimentação e condições de controle

4. Generalização a partir dos dados colhidos

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A ciência caracteriza-se como a explicação racional de fenômenos, com o objetivo de apresentar soluções e ou respostas para os problemas que nos afligem. No entanto, o seu papel, e a sua tomada de posição perante os diversos assuntos que estão presentes na sociedade, têm variado de época para época. Atualmente, estes parâmetros da ciência ainda não estão completamente definidos e isto se deve à crise que abalou a comunidade científica há cerca de meio século, criando a difícil transição daquela que era a Ciência Moderna para a atual Ciência Contemporânea.

Acerca do conhecimento na Ciência Moderna, é correto afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do pensamento, baseia-se igualmente na observação, experimentação e mensuração, fundamentos do método científico em sua forma experimental.

Resposta Correta: d.

O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do pensamento, baseia-se igualmente na observação, experimentação e mensuração, fundamentos do método científico em sua forma experimental.

Feedback da resposta: A alternativa correta: O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do pensamento, baseia-se igualmente na observação, experimentação e mensuração, fundamentos do método científico em sua forma experimental.

No período da Ciência Grega ou Ciência Antiga, o conhecimento científico era desenvolvido pela filosofia e demonstrado como certo e necessário através dos argumentos lógicos. Na Ciência Contemporânea, o conhecimento se configurava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com