TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esporte De Lutas

Monografias: Esporte De Lutas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ENSINO À DISTÂNCIA

FISIOLOGIA HUMANA

Discente: Josiney Miranda da Silva

Prof.ª Anderson Vasconcelos Soares

CUIABA-MT

Outubro/2014

Objetivos,

• Correção das questões.

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

2) Explique como ocorre a fase de acoplamento excitação-contração, e a fase de relaxamento da contração muscular.

7) O que é volume diastólico final, volume sistólico final, débito cardíaco e fração de ejeção? Quais as alterações que ocorrem nestes índices durante o exercício de longa duração?

Resposta

Referência

DUARTE, F.O. STOTZER, U. Fisiologia Humana Geral e Aplicada. Batatais: Clarentiano, 2013. Unidades 1 e 2, 2 e 3... Etc.

1) A placa motora é o local em que um estímulo elétrico tem de ser transformado em movimento, através de alguns mediadores químicos, o principal dos quais a acetilcolina, permitem essa transformação. Unidade motora é composta por um único cartilaginoso motor alfa e todas as fibras musculares que ele inerva. Substância química especializada é liberada pelo neurônio motor em resposta a um impulso nervoso. Em seguida essa substancia química geram eventos no interior da célula muscular que resultam em contração ou encurtamento da célula muscular.

2) A contração muscular é regulada por mudanças na conformação dos filamentos finos. A ativação da contração muscular depende da presença de íons cálcio no meio intracelular. Essa ação muscular, ativado por íons cálcio o ATP é degradado a ADP para fornecer energia para contração, causando a liberação destes no retículo sarcoplasmático realizando, em seguida, a receptação através de bombas de cálcio determina o relaxamento dos elementos contrateis o músculo liso, removendo os íons cálcio.

3) As fibras musculares dividem-se em: Tipo I, de contração lenta ou vermelha, são fibras com menor diâmetro, com um maior fornecimento sanguíneo, quando expresso em capilares por fibra, possuem muitas e grandes mitocôndrias e muitas enzinas oxidativas. Tipo IIA, são também fibras brancas, com predomínio do metabolismo anaeróbio, mas já com uma capacidade oxidativa superior, o que as toma ligeiramente mais resistentes à fadiga do que as anteriores. Tipos IIB, constituem mais característico, são fibras de contração rápida, nas quais o metabolismo anaeróbico é dominante, o que origina uma grande acumulação de lactato no final do exercício.

4) Contração concêntrica: o músculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendão, reduzindo o ângulo de uma articulação. Contração excêntrica: quando aumenta o comprimento total do músculo durante a contração. Contração isométrica: servem para estabilizar as articulações enquanto outas são movidas, gera tensão muscular sem realizar movimentos é responsável pela postura e sustentação de objetos em posição fixa.

5) O órgão tendinoso de Golgi é um receptor sensorial encapsulado atravessado por pequeno feixe de fibras tendinosos musculares situado imediatamente acima do ponto em que elas se fundem às musculares. Cada órgão tendinoso tem, em media, 10 a 15 fibras musculares conectado em série com ele e estimulado pela tensão produzida por esse pequeno feixe de fibras muscular. Assim, a principal diferença entre o órgão tendinoso de Golgi e o fuso muscular é que o fuso muscular detecta o comprimento do músculo e as alterações desse comprimento, enquanto o órgão tendinoso detecta a tensão muscular.

6) O coração, independente de qualquer estímulo externo neural ou hormonal, quando submetido ao estiramento de suas paredes musculares, é capaz de promover uma contração naturalmente mais vigorosa, aumentando, consequentemente, o volume sistólico do ciclo e o volume diastólico do ciclo. Segundo o mecanismo de Frank Starling, quando maior o enchimento, maior será a ejeção, coração conta com dois mecanismos que são capazes de interferir na sua automaticidade e na sua ritmicidade. O coração é capaz de gerar estímulos automaticamente, mas também é capaz de gerar estímulos rítmicos, com uma frequência razoavelmente regular ao longo do tempo, gerando fluxo sanguíneo independente de inervação.

7) Função Sistólica é a capacidade que o ventrículo possui de ejetar o sangue nas grandes artérias. Função Diastólica é a capacidade que o ventrículo possui de se encher como o sangue proveniente das grandes veias, sem aumentar significativamente a pressão intracavitária.

8) Embora o coração possua sues próprios sistemas intrínsecos de controle e possa continuar a operar, sem quaisquer influências nervosas, a eficácia da ação cardíaca pode ser muito modificada pelos impulsos reguladores do sistema nervoso central, o sistema nervoso é conectado com o coração através de dois grupos diferentes de nervos, os sistemas parassimpático e simpático, de modo geral esses dois sistemas têm funções contraria antagônicas. Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos.

9) O aumento do volume de sangue expulso pelo ventrículo esquerdo tem repercussões nas grandes artérias, já que o facto de as suas paredes serem submetidas a uma maior pressão proporciona outra das alterações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com