TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes De Lutas

Trabalho Universitário: Esportes De Lutas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  2.129 Visualizações

Página 1 de 3

Quais as diferenças entre os seguintes conceitos: lutas, artes marciais e esportes de lutas?

Lutas: A luta pode ser entendida como: combate de caráter esportivo, em que dois adversários desarmados se enfrentam em corpo a corpo; qualquer combate corpo a corpo; batalha, guerra; oposição firme ou violenta; esforço para superar, para vencer obstáculos ou dificuldades (HOUAISS, 2009). O caráter polissêmico (multiplicidade de sentidos) do termo “luta” pode ser associado às lutas de classe, dos trabalhadores, pelos direitos da mulher, pela vida e outros mais; aos embates físicos/corporais por intenções de subjugações entre os sujeitos a partir de conflitos interpessoais (CORREIA; FRANCHINI, 2010)

Artes Marciais: Arte marcial está associada a um conjunto de práticas corporais que são configuradas a partir de uma noção aqui denominada de ‘metáfora da guerra’ uma vez que essas práticas derivam de técnicas de guerra como denota o nome, isto é, marcial (de Marte, deus romano da guerra; Ares para os gregos). Assim, a partir de sistemas ou técnicas diversas de combate situadas em diferentes contextos sociais, essas elaborações culturais passam por um autêntico processo de ressignificação, em que a dimensão ética e estética ganha uma expressiva proeminência. Desta forma podemos identificar que a expressão ‘arte’ nos sinaliza para uma demanda expressiva, inventiva, imaginária, lúdica e criativa, como elementos a serem inclusos no processo de construção de certas manifestações antropológicas ligadas ao universo das Artes Marciais. Já o termo marcial, relacionado ao campo mitológico faz alusões à dimensão conflituosa das relações humanas. Assim, temos a inclusão contínua de elementos que ultrapassam as demandas pragmáticas e utilitaristas das formas militares e bélicas de combates” (CORREIA; FRANCHINI, 2010, p. 1-2).

Esportes de Lutas: A expressão esporte de luta, também denominada de outras formas, tais como, esportes de combate e modalidades esportivas de combate, implica uma configuração das práticas de lutas, das artes marciais e dos sistemas de combate sistematizados em manifestações culturais modernas, orientadas a partir das decodificações propostas pelas instituições esportivas. Aspectos e conceitos como competição, mensuração, aplicação de conceitos científicos, comparação de resultados, regras e normas codificadas e institucionalizadas, maximização do rendimento corporal e espetacularização da expressão corporal são alguns exemplos dessa transposição moderna de práticas seculares de combate(CORREIA; FRANCHINI, 2010, p. 2). Embora as modalidades esportivas de combate mantenham interface com as lutas e com as artes marciais, é possível considerar que: são formas ‘esportivizadas’ das anteriores, possuindo características comuns às demais modalidades esportivas. 1) quantificação; 2) superação; 3) burocratização e institucionalização, via federações e organizações; 4) secularização; 5) especialização; 6) racionalização" (FRANCHINI; VECCHIO, 2011, p.67).

Qual a abordagem mais coerente com a atuação profissional em Educação Física? Por quê?

A forma mais coerente de abordagem seria dentro do contexto historico-socio-cultural do homem já que o ser humano luta desde começo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com