TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes De Lutas

Trabalho Universitário: Esportes De Lutas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 4

Campeonatos de Karatê, Jiu-Jitsu e Aikido

Karatê

O Karatê se baseia no atemi waza: socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e golpes com a palma da mão aberta. A arte marcial das “mãos vazias” recebe este nome porque não é permitido o uso de qualquer arma ou instrumento para imobilizar o adversário, além do próprio corpo. O ensino do caratê é dividido em três etapas: o Kihon, em que são estudados os fundamentos básicos, o Kata, em que os discípulos lutam contra oponentes imaginários, e o Kumite, ou a luta em si. As lutas ocorrem numa área de segurança, delimitada de acordo com as posições dos lutadores, árbitros e juízes (uma banca que avalia os golpes). Os competidores precisam usar um karate gi branco, sem listras ou marcas. nas disputas locais, um competidor usa faixa vermelha e seu adversário, azul. Protetores de dentes são obrigatórios. A duração do combate varia de acordo com o sexo e a capacitação dos competidores. Os combates para homens do nível sênior dura três minutos; para mulheres e homens juniores e cadetes, a duração é de dois minutos. As competições têm início com o cumprimento dos oponentes. A luta é suspensa sempre que um árbitro grita Yame, indicando que ocorreu um golpe pontuável. O árbitro indica a pontuação obtida e reinicia a competição. Quando um dos adversários abre oito pontos de diferença, ouve-se novamente a palavra Yame e a luta é encerrada. Caso isto não ocorra durante os assaltos, os juízes verificam as pontuações e determinam o vencedor.

Jiu-Jitsu

Os torneios competitivos são divididos em idade, peso e graduação. Os participantes começam em pé, como o Judo, em seguida vão para o chão, como consequência de uma queda. Tipicamente, nenhum “golpe” como socos e chutes são permitidos. Qualquer sinal de desistência “bater a mão com a palma repetitivamente no tapete” acaba e o desistente perde a luta. Se a luta acabar com o tempo, sem nenhum golpe que ocasione a desistência do adversário, o competidor que tiver ganho a maior parte dos pontos ou vantagens é declarado o vencedor. Se os pontos são iguais, é decidido em vantagens que

se forem também iguais a vitória é decidida pelo juiz que julga os seguintes aspectos: atleta que foi mais competitivo e procurou mais a luta, controlou melhor a luta, etc.

Aikido

No Aikido não há competições ou disputas. Os treinos geralmente são compostos por um aquecimento e alongamento do corpo, seguido dos treinos de técnicas que podem ocorrer em duplas, trios ou mais praticantes. Tecnicamente, o Aikido é composto por técnicas de aprisionamento, torções, projeções e rolamentos que são os meios por onde se praticam os princípios do Aikido. Um dos princípios básicos do Aikido é a não-resistência, onde o praticante desenvolve a sensibilidade para acompanhar a energia do parceiro de forma harmoniosa. Por não existirem competições no Aikido, ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades, sexo e condições físicas, proporcionando assim um rico aprendizado para todos envolvidos.

Fontes: http://www.blogadao.com/a-origem-e-as-regras-do-carate/#ixzz2gHp6uufU

http://www.vitateambjj.com/sobre-o-jiu-jitsu/58-regras-do-jiu-jitsu.html

http://www.institutouniao.com.br/aikido/

iu-jitsu é a arte marcial mais antiga, perfeita, completa e eficiente de Defesa Pessoal. Sua origem apesar de contraditória é atribuída a China depois Índia, Japão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com