TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes De Lutas

Pesquisas Acadêmicas: Esportes De Lutas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  1.965 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a diferença entre lutas e esportes de lutas?

A luta pode ser entendida como: combate de caráter esportivo, em que dois adversários desarmados se enfrentam corpo a corpo; batalha, guerra; oposição firme ou violenta; esforço para superar, para vencer obstáculos ou dificuldades. Pode ser associada também às lutas de classes, dos trabalhadores, pelos direitos da mulher, pela vida e outras.

Os Esportes de Luta são a agregação das lutas ao fenômeno esportivo, significando “prática metódica, que demande exercício físico e destreza, com fins de recreação, manutenção de condicionamento corporal e da saúde ou competição; desporte, desporto”. Realizada de acordo com regras conhecidas, que determinam a configuração inicial dos jogadores e dos seus padrões dinâmicos adotados no desenrolar da prática. Para uma modalidade ser considerada um esporte de combate, é preciso ter disputas diretas, regras e entidades reguladoras, como associações federações ou confederações.

2) Qual foi a primeira necessidade do surgimento das lutas e como elas foram associadas posteriormente?

As primeiras formas de lutas surgiram da necessidade de defesa pessoal ou de territórios, e com o passar dos anos, foram sendo associadas às manifestações sociais, como: utilização em rituais (principalmente entre os indígenas); na preparação de exércitos para guerras (no oriente e na Grécia antiga); como um jogo e um exercício físico (na Europa).

3) Qual a origem do termo “arte marcial”?

O termo “arte marcial” é de origem Ocidental e Latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua origem é vinculada ao deus da guerra greco-romano Marte. Assim, as artes marciais, segundo esta mitologia, são as artes ensinadas pelo deus Marte aos homens.

4) Qual é o princípio mais importante do tratado de Sun Tzu, considerado o mais antigo tratado de guerra existente, que remonta à turbulenta época dos Estados Guerreiros na China, no século 1° a.C.?

O princípio mais importante do tratado de Sun Tzu é o desejo de vencer sem lutar. “[...] é melhor ganhar a guerra antes mesmo de desembainhar a espada [...] Muitas vezes, a vitoria arduamente conquistada guarda um sabor amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com