TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular Obrigatório L -gestão Escolar

Casos: Estagio Curricular Obrigatório L -gestão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  7.303 Palavras (30 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 30

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 Justificativa 4

3 Objetivos 5

3.1 possibilitar 5

3.2 contribuir 5

3.3 Realizar 5

4 Metodologia 6

5 Avaliação 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Um dos grandes problemas que coloca em risco a vida no mundo são os resíduos “lixo”, porque traz poluição do solo, da água e do ar, atraindo animais insetos causadores de doenças, como por exemplo, o mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue.

O consumo de materiais descartáveis vem sendo estimulado em propagandas para as pessoas, porém, em momento algum se pensou nos resíduos gerado durante a fabricação se sequer saber se os lixos serão recicláveis ou não, e onde serão descartados.

Vivemos numa sociedade consumista, onde se é valorizado pela quantidade de bens que possuem e sempre quem tem maior poder aquisitivo, consome-se mais e produz maior quantidade de lixo. Enquanto tribos primitivas no passado produziam só o necessário para sua sobrevivência.

Os resíduos sólidos são restos sólidos ou semissólidos das atividades humanas ou não humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades. Até algum tempo atrás, os resíduos eram definidos como algo que apresentava inutilidade e nem valor comercial. No entanto este conceito mudou, pois a maior parte desses materiais pode ser aproveitada para algum outro fim.

Para os processos industriais os resíduos são definidos como “matéria-prima e insumos não convertido em produto”, logo, sua geração significa perda de lucro para a indústria, e por isso, tecnologias e processos que vissem a diminuição dessas perdas ou reaproveitamento dos resíduos são cada vez mais visados.

Somente com a criação de metas importante que irão contribuir para a eliminação dos lixões, despertando a comunidade sobre a importância da coleta seletiva, e o reaproveitamento dos materiais recicláveis, para que assumam atitudes que possibilitem a redução na geração dos resíduos sólidos e a correta destinação deste. Sendo assim, teremos a construção de uma sociedade mais consciente, mais civilizada, mais atenta, mais comprometida e “mais limpa”.

2 JUSTIFICATIVA

Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosas. Podemos citar como exemplo as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

Existem muitas formas de tratar os resíduos. O alvo é a divulgação para conscientizar os seres humanos sobre o grande impacto que o lixo pode causar ao meio ambiente. Isso se dá através de políticas publicas.

“Políticas públicas somente conseguem contribuir para os enormes desafios das questões socioambientais da contemporaneidade quando apoiadas no diálogo permanente com a sociedade. Nesse sentido, a educação ambiental cria uma interface entre os dois sentidos etimológicos da palavra latina para educação: educare e educere. Estamos acostumados com o significado de educare, favorecendo o estabelecimento de currículos e programas de ensino formais, mas o diálogo resgata o educere, que significa “tirar de dentro o que cada um e cada uma tem de melhor”, quando motivados pela paixão, pela delícia do conhecimento volta do para a emancipação humana em sua complexa dimensão da beleza e da manutenção da vida.” (TRAIBER Rachel e SORRENTINO Marcos, 2007, p. 17).

3 OBJETIVOS

3.1 POSSIBILITAR

Possibilitar o aluno a compreender o mundo e agir nele de maneira crítica.

3.2 CONTRIBUIR

Contribuir para ajudar a criança a construir valores, habilidades para conservação do meio ambiente para a melhoria da qualidade de vida.

3.3 REALIZAR

Realizar trabalho de conscientização sobre Educação Ambiental, destinando adequadamente os resíduos sólidos, minimizando o impacto ambiental na comunidade.

4 METODOLOGIA

Será realizado um trabalho de conscientização no qual o pedagogo juntamente com o professor abordará o tema “educação ambiental”, especificamente sobre resíduos sólidos com os alunos da educação infantil em três dias com tempos de aproximadamente uma hora a cada dia, distribuída da seguinte forma:

No primeiro dia a aula será iniciada com o docente através da oralidade, levantando questões relacionadas sobre o tema. Com isso, o professor ouvirá as respostas de cada aluno e saberá o que eles trazem de conhecimento a respeito do assunto.

A partir dessas informações levantadas o docente terá um ponto de partida para a discussão do tema. O professor enfatizará a problemática dos resíduos sólidos para o meio ambiente, gerado pela própria sociedade em que está inserido e também, apontar o que podemos fazer para minimizar essa situação como exemplo, o reaproveitamento do resíduo solidos (lixo), e também a importância sua coleta seletiva. Essa primeira etapa pode ser executada através de fantoche, que terá maior atenção por parte do discente. Para o segundo dia deverá solicitar que cada aluno traga para escola uma garrafa pet vazia e uma sacola com devida autorização dos pais ou responsáveis.

No segundo dia o pedagogo deverá abordar que através da conscientização e a contribuição (práxis) de cada criança no meio em que vive contribui para uma sociedade melhor. Com o uso dos materiais solicitados, o professor com o uso de uma tesoura, ensinara como aproveitar a tampa e o gargalo de uma garrafa pet para melhor guardar alimentos em sacos plásticos. Com isso, instigara a criança ter uma noção sobre reciclagem. Deve se enfatizar que os lixos sólidos e como outros lixos estão ligados ás outras áreas, como saúde, exemplo: acúmulo de água em recipiente onde o mosquito da dengue pode prolífera, enchentes, onde o lixo bloqueia e evasão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com