TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.310 Palavras (30 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

ANDRYNE CARDOSO DOS SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

TEÓFILO OTONI

2014

ANDRYNE CARDOSO DOS SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Paula Guilherme Brunetti

Tutor de sala: Geosivania Alves dos Santos

TEÓFILO OTONI

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        04

2. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        05

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio        05

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        05

3. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio ....................................................05 e 06

3.2 A Rotina.......................................................................................................07 e 08

3.3 Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas ......................... 08 A 10

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................        11

5. MOSTRA DE ESTÁGIO.................................................................................12 e 13

6. REFERÊNCIAS        14

7. ANEXOS .......................................................................................................15 A 30

8. REFERÊNCIAS ..................................................................................................   31

9. MOSTRA DE ESTÁGIO ....................................................................................... 32


1. INTRODUÇÃO

                        O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência de estágio supervisionado  e fornecer os dados coletados durante a atividade realizada em uma escola . Serão abordados no decorrer deste, informações obtidas a partir das visitas e entrevistas realizadas na instituição escolhida. As quais levem a um breve conhecimento a respeito da organização e funcionamento de uma escola de ensino infantil. 

        O estágio foi realizado na Escola Municipal Prefeito Omar Affonso da Silva,a escola oferta a educação infantil 1º e 2º período,ensino fundamental com duraçao de nove anos no município de Poté, Minas Gerais. Foram 52 horas de observação, planejamento de atividades, entrevistas e intervenção, com o auxílio da pedagoga da instituição.

        Este estágio foi de muita importância para minha formação acadêmica, pois tive a oportunidade de ver de perto o funcionamento de uma gestão escolar. Este período de observações  e entrevistas me proporcionou conhecimentos que até então só havia visto na teoria,  e no decorrer dos dias na pratica pude perceber de maneira significativa  como é a realidade escolar.


2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio

Estágio realizado na Escola Municipal Prefeito Omar Affonso da Silva, escola de educação infantil e ensino fundamental. O estagio foi realizado no período  de 06/10/14 a 22/10/14. A caga horária total do estágio  é de 100 horas, sendo 52 horas divididas em 4 horas diárias na escola , contemplando a Gestão da Instituição.Foi observada toda a estrutura  da escola, análise do PPP,  entrevista com a pedagoga. Às 48 horas restantes foram realizadas em casa, e foi destinada a elaboração de um plano de ação, planejamento da mostra de estágio no polo e   sistematiza as atividades realizadas no portfólio Relatório de Estágio, sendo enviada a faculdade dentro da data prevista, juntamente com as documentações devidamente assinadas e carimbadas para a avaliação.  

2.2 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

Quais os objetivos do Estágio seguindo discussãoes realizadas de forma teórica.  

Este estágio teve como objetivo principal permitir a nós alunos  o contato com a realidade, a articulação entre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade profissional, vivenciar experiências ricas e significativas para a nossa formação profissional. A oportunidade de  conhecer os documentos da escola, saber de todo o funcionamento administrativo foi o momento que fui levada a pensar se os conhecimentos até aqui adquiridos através de teorias se fazem presentes na prática real da escola. Tudo o que foi observado tem somente a acrescentar para minha formação.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 Caracterização do Campo de Estágio

Estágio realizado na Escola Municipal Prefeito Omar Affonso da Silva, situada á Rua Sebastião Pena, 260, Centro Poté MG.

A Escola Municipal Prefeito Omar Affonso da Silva foi integrada a rede municipal em 23 de março de 2008,antes desse periodo o predio pertencia ao estado e se chamava Escola Estadual Professor Guimarães Rosa, com o passar do tempo houve uma parceria com o municipio por um curto periodo e ao final dessa parceria o prefeito fez a solicitaçao junto ao governo estadual para integração da mesma a rede municipal de educação.A instituição é direcionada através de uma gestão democratica, atendendo aproximadamente 800 alunos oriundos da área urbana, rural e periferica.A escola tem turnos matutinos (7:00 ás 11:30), vespertino( 12:30 ás 16;45), tendo intervalo de 15 minutos par os alunos lanchar, ir ao banheiro e beber água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48 Kb)   pdf (255.2 Kb)   docx (50.3 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com