TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Curricular Obrigatorio 1 Gestão Escolar Relatorio Final

Monografias: Estagio Curricular Obrigatorio 1 Gestão Escolar Relatorio Final. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O ensino no Brasil passou por vários momentos de transformação, e nesse trabalho será relatado as mudanças que ocorreram no decorrer do tempo, destacando a forma do ensino Pedagógico Tradicional e o ensino Pedagógico Critico.

A Pedagogia Tradicional surge na transição do feudalismo para o capitalismo mercantil comum uma educação humanista onde a preocupação fundamental era o método,a valorização do mestre como principal no processo de aprendizado. O ensino era conservador e predominava nas mãos da Igreja Católica-Jesuitas. Este método ainda é usado por alguns educadores que ensinam pela falta da problematizaçao da realidade.

A pedagogia critica tem como foco que a aprendizagem não acontece a penas nas instituições formais, as escolas a sociedade também educa. E trata de valorizar a cultura dos estudantes, seus conhecimentos e experiências, levando em consideração as dimensões raciais e uma prática educacional voltada para democracia e justiça social.

Desenvolvimento

A tendência Pedagógica Tradicional encontra suas bases na educação jesuítica. Mas, foi à burguesia que se apropriou para desenvolvimento e consolidação do novo modelo de produção – o capitalismo. Nessa concepção, o professor é visto como o centro do processo de ensino. Cabe a ele dominar os conteúdos fundamentais a serem transmitidos aos alunos. A aula expositiva era considerada como a técnica adequada para a transmissão de conhecimentos na sala de aula. As ações do professor eram: vigiar, aconselhar, corrigir e ensinar a matéria. O professor é visto como responsável e autoridade máxima do processo educativo. O aluno é tido como tábula rasa, o objeto a ser moldado, que deve se submeter ao ensino do educador, assimilando sem questionamentos e reproduzindo o conhecimento dado. As atividades desenvolvidas são através de memorização da repetição e as quais devem ser ditas idênticas nas avaliações. A avaliação servia para verificar o grau de retenção do que foi ensinado.

A Pedagogia Histórico-crítica pressupõe que a tarefa dos educadores é sempre lutar pela escola pública, democrática, de qualidade que elimine a seletividade, a discriminação e a exclusão dos estudantes. Portanto, não se pode mais pensar em uma escola pautada no autoritarismo, mas sim em um espaço onde seja possível a liberdade de escolhas e da construção coletiva de alternativas que atendem a realidade da sociedade. E isso só é possível quando os explorados tomarem consciência dessa exploração é que começa nascerem elementos para a sua superação. Mudar um paradigma social só será possível mediante a transformação do pensamento e comportamento das pessoas.

Segundo Paulo Freire, o processo educativo deve reconhecer os direitos das massas populares a uma educação popular, reconhecendo assim a urgência da democratização da cultura nacional. Educar é firmar-se na prática da liberdade- liberdade que nunca é um dom, mas uma conquista constante. Não é a escola que mudará a sociedade. Mas, a educação deve ter o foco em sacudir o educando para que o mesmo deixe a acomodação. E as opções políticas deverão ser tomadas pelo próprio educando à luz da conscientização, e não pelo educador. A escola colabora na transformação da sociedade quando instrumentalizam o educando com ferramentas conceituais, lógicas, matemáticas, científicas, sociais, verbais e simbólicas.

Para que o dominado saia de sua acomodação, o educador deve caminhar junto com o educando para conseguir uma radicalização no sentido de enraizamento crítico na realidade. O processo educativo deve ser ativo, dialogal participante onde o educador coloca-se no mesmo nível de importância em relação aos educando. E juntos vão contra os modelos vigentes, acríticos. Devem trabalhar temas relevantes como: democracia, participação popular, autoridade, educação, marginalização e analfabetismo. A aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com