TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.667 Palavras (19 Páginas)  •  1.272 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

MARIA FERNANDA SOUZA PEREIRA SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Serrinha

2014

MARIA FERNANDA SOUZA PEREIRA SANTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

Serrinha

2014

sumário

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO ...05 

 Aspectos Organizativos do Estágio..............................................................

        

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................07 ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO.................................

4  PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1 Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas............................12

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................18

6  MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................19

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................20

REFERÊNCIAS.................................................................................................21

1 INTRODUÇÃO

        O estágio supervisionado em Gestão Escolar foi realizado na Escola Municipal Pregídio Pereira dos Santos. No ambiente escolar foi realizado a  observação da instituição que contribui para um melhor aprendizado, pois existindo contato com a vivencia escolar o acadêmico tem um melhor conhecimento do regimento de uma escola, um contato com a realidade, além de proporcionar a relação da teoria à prática, tece considerações sobre a observação realizada, o estudo do Programa Político Pedagógico bem como a disponibilização do material confeccionado para ser utilizado pela turma observada além da produção de texto referente a observação.

Esta escola, conta com pessoas realmente envolvidas no processo de ensino: alunos, professores, supervisores, coordenadores e funcionários em geral, todos não têm medido esforços para que de fato a aprendizagem aconteça. Durante o estágio orientado, cujo objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento acadêmico no curso de Pedagogia e também para compreendermos que a docência e a gestão se integram na dimensão da gestão democrática dos processos de ensino e de aprendizagem.

Junto com a supervisora de campo foi escolhido um tema para realizar um Plano de Ação para a escola. O tema escolhido foi Bullying, junto com a supervisora de campo.

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

           A Escola Municipal Pregídio Pereira dos Santos, instituição que atende a Educação Infantil, os anos iniciais do Ensino Fundamental I e o EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atualmente atende a 113 alunos, tem 10 funcionários. O Horário de Funcionamento no turno diurno é de 8h 00 às 17h 00 e no noturno é de 18h 00 às 21h 00.

Nessa escola, a gestão trabalha com clareza de objetivos e metas a serem alcançadas, conhece a sua real função como espaço do saber, faz bom uso de estratégias administrativas e pedagógicas respeitando as leis educacionais vigentes

       As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas.O Regimento Interno, no que se refere à documentação, funções de professores e funcionários, funciona de acordo, percebe-se, que a gestora tenta desempenhar suas funções, referentes à documentação, matrículas, transferências, atestados, atendimento ao público e demais atribuições com certa ética e responsabilidade. A gestão financeira a princípio é equilibrada, a equipe diretiva administra os recursos financeiros, aplicando em melhorias para a escola. Acredito ser a coesão da equipe,um dos grandes segredos do gestor da escola  para o alcance dos objetivos, onde os mesmos são traçados com qualidade e transparência.. É uma gestão aberta a opiniões e sugestões da comunidade. Há reconhecimento de que todos fazem parte deste processo.

 Os funcionários de manutenção e limpeza  sempre demonstram esforço e boa vontade em suas funções e dão conta do seu trabalho. A cozinheira e as  auxiliares, mostrou que sempre desempenham suas funções com carinho, pois ouço muitos elogios de professores e alunos quanto à quantidade e qualidade das refeições servidas.

Os professores encontram-se bastante motivados, frente à equipe diretiva e de coordenação e suas ações. Entre eles notam-se diferenças de atitude eles se preocupam e tentam desempenhar seu papel de professor da melhor maneira como também buscam soluções para os problemas e se empenham na tarefa de educar, ciente de que essa é a profissão que exercem e independente do que está acontecendo e têm o dever de ensinar com competência e seriedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (322.7 Kb)   docx (325.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com