TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – Gestão Escolar

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.707 Palavras (23 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 5º SEMESTRE

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  – Gestão Escolar

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Cerejeira.

2014

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I  –  Gestão Escolar

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão escolar - 5º semestre.

Orientador: prof. Melina Klaus

Tutor eletrônico: Kamila Dower Ronqui.

Tutor de sala: Lilían Arroyio da Rocha Pinheiro.

Cerejeiras

2014

sumário

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................04

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio.........................................................05

        

3 CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO – ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR...................................................................................06

3.1ANÁLISE E DESCRIÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO...........................06

4  PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

4.1Proposta de Intervenção e Atividades Desenvolvidas............................11

5 APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO......................................................................................................12

6  MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

REFERÊNCIAS.................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Este relatório consiste em visitas e Observação  da gestão dentro do contexto escolar, tem como objetivo estudar e analisar as ações cotidianas, as diferentes atividades que se desenvolvem, bem como os significados atribuidos a cada ação e atividades, e também as relações entre o gestor e as demais pessoas que fazem parte da comunidade escolar: alunos,pais ,professores, e funcionarios.  

O estagio foi realizado na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ DULCE, localizada na Rua José de Souza Neiva,835 – Cerejeiras/RO.

A Gestão Escolar compreende a Gestão Administrativa, Financeira, Pedagogica e de Recursos Humanos.

Com isso tenho como objetivo identificar os cargos gestores e suas funções,comparando a proposta do cronograma e o que efetivamente é praticado no dia – a – dia da Instituição escolar.                

         

2 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

2.1 Aspectos Organizativos do Estágio

O estágio supervisionado foi realizado com carga horária de 100 horas, sendo 52 horas no ambiente escolar na área da Gestão, e tendo como principal objetivo articular conhecimentos teóricos e práticos Adquiridos ao longo da formação acadêmica com a finalidade de consolidar competências.

A Instituição de ensino a qual realizei o estagio foi,  a  Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Dulce.

No primeiro momento, houve um diálogo com a diretora onde apresentei meus documentos  necessários para a realização do estágio na instituição, e os meus propositos á serem alcançados, a mesma demostrou disponibilidade em atender as minhas necessidades, colaborando com os meus desafios, exigidos pelo Curso de Pedagogia, na busca de conhecimento, promovendo experiências para minha atuação profissional.

Sendo assim, possibilitou – realizar observações e estudo da organização da Gestão em geral e do Projeto Político Pedagógico.

A partir do momento que tive na escola, foi possível observar, o compromisso da diretora com os alunos e profissionais da educação da instituição, mantendo um diálogo aberto e trasparente com a comunidade escolar . E a mesma , apresentou – me os planos de aulas, projetos e ações da escola, com objetivo de aperfeiçoamento educacional dos educadores.

Durante o periódo de estágio foi disponibilizado, toda a documetação da Escola, tais como PPP (Projeto Politico Pedagógico) e projetos elaborados pela diretora, supervisora pedagógica e professores,  os quais estavam dentro das normas da Escola.  

Enquanto estagiária tive acesso á reprodução dos mesmos, procurei assim estabelecer compromisso e responsabilidade durante o período que estagiei na escola.

A diretora pedagógica, auxiliada pela a diretora administrativa, ajuda e acompanha os professores nas suas atividades escolares, e contribuindo no auxilio e avaliação do desenvolvimento do currículo, com entrosamento com os professores, assegurando em parceria com os demais membros da equipe o cumprimento dos dias letivos estabelecidos no calendário escolar.

A diretora Pedagógica tem relacionamento cooperativo e participativo, agindo com coordealidade, com os demais funcionários, é agil em seus afazeres  cumprindora das leis no regimento escolar interno.

Conceituando a função do gestor e do coordenador pedagogico, o primeiro tem como responsabilidade compreender a escola em todos os seus aspectos seja eles pedagógicos, culturais, financeiros, e administrativos, e ter conhecimento da escola com um todo e estar atualizado aos diferentes assuntos relacionados á educação.Deve interagir democraticamente com a equipe escolar, visando á melhoria na qualidade do serviço oferecido a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (225.9 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com