TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Relatório De Estágio Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  3.306 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO ........................................................................................04

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................07

REFERÊNCIAS.......................................................................................................08

1.INTRODUÇÃO

O estágio foi elaborado e efetivado com alunos da educação infantil Pré II, com idade de quatro e cinco anos, com grande capacidade de aprendizagem. O objetivo geral deste estágio é de poder aprende cada vez mais e poder desenvolver habilidades pedagógicas, na teoria e na prática sempre em busca de inovar nosso aprendizado. Especificando os objetivos pode-se dizer que com este trabalho pretende-se que o aluno conheça as especificidades do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, foi realizado para atender a necessidade de praticar nosso aprendizado, a avaliação do processo ensino aprendizagem é definida como uma ação presente em todo o processo, instrumento permanente, uma ação provocativa do educador, desafiando o educando a refletir sobre as situações vividas, formulando e reformulando hipóteses, encaminhando-se a um saber enriquecido, onde educador e educando possam dialogar, refletir sobre o objeto de conhecimento aprender a desenvolver habilidades para o inesperado, por em prática a criatividade, conhecer maneiras de avaliar o desenvolvimento do aluno, compreender o compromisso que o professor tem com a educação. O professor da Educação Infantil precisa ter como parte de sua rotina o planejamento e a avaliação das atividades, sempre levando em consideração a organização do tempo, do espaço e dos materiais em função das características da turma.

2. DESENVOLVIMENTO

A CRIANÇA E SEU DESENVOLVIMENTO

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil Arco-Íris, situada na Rua Catarino José de Souza, nº616, Morro Bonito na cidade de Paverama, e-mail rosanebilhar@gmail.com , contato pelo telefone 51-37611315, a escola atende seus alunos no horário das 6:30h às 18:30h. A Escola é mantida pela Prefeitura Municipal e atende 76 alunos dos 02 aos 06 anos. Os alunos são atendidos por quatro professoras, sendo que duas possuem a formação em pedagogia e duas curso normal magistério, essas professoras tem o apoio de três atendentes. Os alunos são distribuídos de acordo com a idade no Maternal I, Maternal II, Pré IA, Pré IB, Pré II.

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Segundo os referenciais, o papel da Educação infantil da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar).

Também é seu papel EDUCAR, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.

Não cabe a educadora infantil alfabetizar a criança. Nessa fase ela não tem maturidade neural para isso, salvo os casos em que a alfabetização é espontânea.

A ênfase da Educação Infantil é estimular as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar a curiosidade, sendo que, para isso é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

Meu estágio foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Arco-Íris localizada na Rua Catarino José de Souza – 616 – Morro Bonito - Paverama nos dias 05, 07, 21,26 de Junho e 04 e 05 de julho/2013 com a turma do Pré II com 20 alunos.

Justificativa:

Todas estas crianças da educação infantil estão na fase de aprendizagem, e através do teatro e da dança eles aprendem brincando, e também interagem com a comunidade.

As crianças se sentem mais felizes em fazer atividades que gostam como cantar, dançar e principalmente estabelecendo o relacionamento entre eles e com outras pessoas.

Objetivo:

Ampliar o repertório de movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com