TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio-educação Infantil

Monografias: Estagio-educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  3.392 Palavras (14 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

FRANCIELE CURRIEL DOS SANTOS – RU 739712

LIGIA MARIA BERNABE_ 755382

LUCILEIA AP. DA SILVA NISHIYAMA – RU 737034.

VANIA FRANCIELI ALENCAR – RU 706716

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

CIANORTE

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório do estágio supervisionado ¬–educação infantil apresentado a UTA – infância e ludicidade no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba. Tutor Local: Daniela AP. Do Carmo Duarte.

Centro Associado: Cianorte.

CIANORTE

2013

SÚMARIO

1. Introdução......................................................................................................1

2. Educação infantil.............................................................................................2

2.1 Identificações da escola estagiada...............................................................2

2.2Concepções pedagógicas da escola............................................................3

2.3. Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio..............................5

3. Considerações finais......................................................................................13

4. Referências....................................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado em educação infantiltrata-se um elemento relevante para a formação inicial do pedagogo/professor por aproximar o aluno do contexto em que atuará futuramente, está relacionado às ações que envolvam a Docência na Educação Infantil com o objetivo de observar e analisar o processo de ensino com crianças de 0 a 5 anos. Pretende-se que o aluno conheça as especificidades do Trabalho Pedagógico na Educação Infantilobservando, participando e planejando a ç õ e s a serem desenvolvidas com crianças desta faixa etária. Objetiva-se também a reflexão sobre a prática pedagógica observada podendo gerar problematizações, constituindo-se em instrumento de iniciação a pesquisa e ao ensino do desenvolvimento infantil.

O estágio foi realizado em uma escola de educação infantil, ocorreu o período vespertino no mês de junho do ano de dois mil e treze foi realizado pelas alunas Franciele,Ligia, Lucileia e Vania.

O relatório de estágio supervisionado em educação infantilgrande importância aos alunos do curso de pedagogia, pois o aproxima do contexto em que atuara futuramente dando ao aluno mais segurança e demonstrando o quanto ele se torna valioso à medida que passamos a organizar e planejar nossa carreira no campo da docência.

Utilizamos como metodologia a coleta de dados, através de observaçãoem sala, análise de documentos, entrevista com pedagogo e professor.

Abordaremos no presente relatório as concepções pedagógicas da escola, descrição e analise das atividades que serão realizadas durante o período do estagio, constará ainda o plano de aula ministrado pelas estagiárias e percepções em relação ao processo de ensino aprendizado das crianças da educação infantil.

2. EDUCAÇAO INFÂNTIL

2.1 IDENTIFICAÇÕES DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado Colégio e Curso Drummond, situada à Travessa: Itororó, número 513, no bairro zona 01, CEP: 8720000, localizada na cidade de Cianorte no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (44) 3018 2342Fone/Fax: (44) 3629 - 1266 e do e-mail:Categoria: Escolas Particulares

Contas com uma grande equipe pedagógica e administrativos sendo os dois maiores representantes: Vanderlei Alves FerreiraDiretor Administrativo, Tânia Mara Garcia Milan Ferreira Diretora Pedagógica.

A escola oferta atendimento naEducação Infantil: 154 alunos, Ensino fundamental l: 174 alunos, Ensino Fundamental II: 220alunos, Ensino Médio: 226 alunos, Semiextensivo: 150 alunos, num total de: 924 alunos.

O Colégio Drummond é a realização de um sonho do professor Vanderlei Alves Ferreira, que juntamente com o amigo Edson R. Scabora criou o Drummond Vestibulares de Maringá em 1987.

:

2.2 Concepções pedagógicas

Assim como os demais Colégios, o Drummond também possui uma proposta elaborada para suprir toda necessidade que o aluno venha a apresentar no decorrer de sua vida escolar dentro do Colégio. Essa proposta começa desde a escolha do material até a escolha dos funcionários. Tudo é feito da melhor maneira para que o aluno possa gostar do Colégio e acima de tudo ter amor pelos estudos.

Para tornar as aulas interessantes e mais compreensivas, foram elaborados diversos projetos que envolvem os alunos, fazendo com que os mesmos tenham que ler pesquisar, raciocinar, interpretar e compreender. Com esses projetos os alunos tomam gosto pela leitura percebendo que nos livros encontram-se diversas formas de viajar sem sair do lugar. Além desses projetos, há um atendimento personalizado aos alunos com dificuldades no aprendizado ou alunos em processo de inclusão. Os pais têm acesso a todas as informações referentes à aprendizagem e comportamento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com