TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio I Gestao

Trabalho Escolar: Estagio I Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 12

ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

1. Verificar se o Projeto Político Pedagógico (PPP) ou Proposta Pedagógica possui sintonia com a LDB 9394/96, Diretrizes, PCN, etc. Analisar consistência interna da proposta. Informar: onde a instituição se situa, sua missão, a identidade do aluno que quer formar e outros itens constantes na proposta da instituição.

A escola está localizada no bairro São Silvano em Colatina – ES. É um bairro bastante urbanizado Os aspectos geográficos deste bairro é bastante contrastante, possui morros e baixadas. A Escola situa-se na pequena parte plana da comunidade.

A missão da escola é proporcionar meios de interação entre as famílias e a escola, promover atividades de sensibilização para que haja integração entre a comunidade escolar e as familias despertando-as para a responsabilidade no processo de ensino aprendizagem de seus filhos, proporcionar um bom desempenho escolar elevando a autoestima dos alunos, trabalhar os valores perdidos resgatando a qualidade de vida, trabalhando conteúdos importantes, inserindo temas como ética, saúde, pluraridade cultural, orientação sexual, meio ambiente e cidadania, criando momentos e oportunidades de aprendizagem significativa, respeitando individualmente e expondo aptidões.

O aluno que a escola quer formar são cidadãos críticos e construtivos dentro da sociedade em que está enserido, desenvolver nos educandos o valor do respeito próprio e por todos com os quais convivem, despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita, tornando-os futuros escritores, leitores.

A proposta pedagógica constitui uma linha de ação das atividades curriculares e da organização da escola. É o resultado de um processo amplo de construção e participação coletiva dos diversos profissionais e segmentos envolvidos, construindo em seus alicerces uma escola dinâmica, autônoma, cidadã e inclusiva.

2. Verificar se a proposta possui clareza conceitual, coerência entre disgnóstico, objetivos e ações.

Sim. Todo o conteúdo do PPP possui clareza, coerência tanto no diagnóstico, objetivos e ações.

3. Verificar se há viabilidade de execução da proposta.

Sim. Há viabilidade de execução da proposta.

4. Organização do espaço educativo: horário, turnos, número de alunos, distribuição de séries, e turmas.

A escola funciona das 07:00 hs as 22:30 hs, sendo os turnos matutino, vespertino e noturno, tendo na escola 929 alunos, atendendo os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

5. Formas de tratamento e ações para problemas disciplinares, normas de convivência, tratamento a ser dispensado aos pais etc.

Reunião com os educandos, os pais, o corpo docente para ser tratado sobre o assunto, se não resolver e o assunto continuar é dado aviso a esse aluno e comunicado a família, com 3 ocorrência leva suspenção.

6. Projetos desenvolvidos pela instituição ou pelos professores.

Pojeto de Leitura, Projeto Saúde Bucal, Projeto Uma Boa Alimentação Com O Ministério da Saúde, entre outros.

7. Formas (ou projetos) de inclusão e atendimento a alunos com necessidades especiais.

Alunos com necessidades especiais frequentam a sala de apoio com uma psicopedagoga especializada para que assim possam ter um desenvolvimento psicomotor em todo o sentido da palavra. Procura trabalhar com a Inclusão dessas crianças, dentro das diversas atividades escolares, buscando seu melhor desenvolvimento.

8. Filosofia e príncipios da escola: perfil da comunidade, fins educativos etc.

É uma comunidade bem desenvolvida. Perto da escola se encontra vários pontos comerciais. O comércio é bem variado. A clientela é de pessoas de classe média a alta. Os alunos são provenientes de famílias bem estruturada.

9. Organização do currículo: por disciplina, por módulo, por tema, por área de conhecimento, por projetos ou outras formas; utilização de livros didáticos; propostas de interdisciplinaridade.

O currículo é organizado em: Matemática, Portugês, História, Geografia, Ciência Humana, Ciência Natural, Inglês, Educação Física, Artes, Ensino Religioso, Educação Especial e Temas Transverssais. Ao longo do ano são feitos varios progetos envolvendo os conteúdos trabalhados ou não.

10. Atividades propostas: para envolvimento da comunidade, culturais, cívicas, outras...

Oportunizar espaços de convivência promovendo atividades informativas, culturais, lúdicas, religiosas e esportivas, através dos eventos Feira cultural, reuniões, festas de datas comemorativas, apresentações de teatros, etc.

11. Processo de avaliação: conceito de avaliação expresso na proposta, indicadores, critérios para promoção, usos dos resultados, procedimentos de recuperação, aceleração, acompanhamento individual, encaminhamento dos alunos com difculdades; planos de adaptação, dependência (se houver), formas de recuperação;

As turmas de 3° ano à 3º ano do Ensino Médio, segundo a legislação escolar, a sistematização de avaliação é continua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os aspectos quantitativos. As avaliações são periódicas e realizadas de forma diversificada e contínua, incluindo provas, trabalhos de pesquisa e outras atividades que demonstrem o desenvolvimento dos alunos. A recuperação acontece paralelamente às aulas durante todo o ano letivo,o aluno que não se sai bem nas avaliações durante o trimestre, é reorientado pelo professor e reavaliado com atividades extras, cumprimento de tarefas de sala e de casa. Também ocorre ao final do ano letivo a Recuperação Final para os alunos que não obtiveram 60,00 no total dos 3 trimestres – o ano letivo vale 100,00 (cem) pontos, para aprovação deve obter 60% (sessenta por cento) ou mais.

Os alunos amparados por laudos médicos impeditivos serão avaliados por fichas descritivas.

12. Calendário: Total de dias letivos, período de férias e recesso, planejamento, reuniões, eventos.

A quantidade de dias letivos é de 201, o período de férias é de 07/07/2014 até 13/07/2011 e depois 23/12/2014 até 04/02/2014. o palnejamento ocorre de 15 em 15 dias das 18:00 hs até as 20:30 hsmim. As reuniões são marcadas a cada início de trimestre ou quando a ocasião necessitar.

13.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com