TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio pedagogia

Por:   •  3/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 9

 INTRODUÇÃO

   Nosso objetivo com essa pesquisa é compreender e discutir a organização das instituições de ensino, visando à dinâmica das relações educativas, a construção e aplicação de todos os instrumentos que fazem parte da escola, os elementos que a compõem e as inúmeras formas e dimensões que esse processo de organização escolar pode tomar.

Abordaremos as relações do cotidiano da escola, além dos aspectos normativos e burocráticos que regulam esta organização. Trataremos da importância do PPP enquanto estratégia de gestão escolar, seus conceitos, princípios básicos, avaliação institucional e a importância da formação continuada do corpo docente para a qualidade da organização do trabalho pedagógico. Analisaremos a realidade das instituições de hoje e o quanto ainda é preciso avançar e discutir a educação em aspecto amplo em nosso país.

A metodologia usada para realização deste trabalho foi a observação dos espaços da escola como: sala de aula, entrevista com professores e dados retirados do PPP (Projeto Político Pedagógico) da unidade escolar estagiada.

Este trabalho será composto pelos seguintes conteúdos: pesquisa com os professores, dados coletados, caracterização da escola.

 A ESCOLA E OS SUJEITOS QUE INTERAGEM COM A MESMA

A função primeira da Escola é instruir, passar o conhecimento acumulado por várias gerações, a escola está tomando o lugar da família. Muitos pais colocam o filho na escola, para essa educa-los, os pais falam sempre em falta de tempo. Mas como podemos observar, a escola tem muito menos tempo ainda. E não creio que passar valores familiares tenha lugar na escola. A escola tem sim que trabalhar valores como companheirismo, cooperação, solidariedade em conjunto com as famílias. Uma escola que se articule efetivamente com os pais (associação de pais), com a comunidade, que incorpore os saberes dela, que preste melhores serviços.  

A importância de se criar o PPP , na busca de um avanço na qualidade de ensino ,levando em conta seus alunos , o PPP deve ser melhorado todo ano em busca de novas propostas novas alternativa. O PPP é o elemento fundamental para a organização da escola. É nele que se define o trabalho pedagógico, a missão da escola, as questões curriculares e metodológicas, as concepções, a avaliação, o tipo de gestão adotado, o perfil de aluno e do professor e outros pressupostos que definem a dinâmica escolar. A formação continuada é aquela que se dá ao longo da carreira, por meio de assessoramentos, cursos, palestras, atividades que o próprio docente pode buscar por si mesmo, ou estratégias propostas pelos mesmos sistemas de ensino, secretarias de educação e em especial pela própria escola, se previsto em seu PPP, fazendo parte do processo de organização escolar.

Todos os elementos envolvidos na escola deveriam participar da reflexão e reestruturação do projeto politico pedagógico, porem nem sempre isso acontece muitas vezes pais, alunos e até mesmo os professores ficam excluídos desses processos. A frequência segundo a legislação deveria de ser de máximo de dois em dois anos, devido às mudanças contextuais que ocorrem com certa rapidez atualmente.

 O projeto político pedagógico do Cmei é em é tempo integral. O plano curricular é feito durante a hora atividade é um momento de planejamento de aula onde a equipe pedagógica auxilia o professor na busca de conhecimentos e trocas de experiência em busca de melhorar a qualidade de ensino.

Para construir a proposta pedagógica para a infância, os professores entendem que é preciso planejamento, criatividade, paciência, respeito e carinho,  pois na formação inicial não é possível trabalhar para o desenvolvimento completo da criança, onde deve ser respeitando suas fases, os professores ainda ressaltaram a importância do profissional que irá atuar na área de Educação Infantil tenha uma formação inicial em nível superior, os saberes e as habilidades que devem ser ressaltados nos cursos de formação  de professores, é a prática pedagógica em sala de aula.

Iniciou-se o estágio no dia três de novembro de dois mil e quatorze, no Centro Municipal de Educação Infantil Tio Milton, em Trigolândia- Piên, com a turma de do maternal com um total de doze crianças, de dois a três anos de idade. Neste período, observou-se que as professoras da turma estagiada juntamente com os demais profissionais da Educação Infantil eles procuram sempre despertar na criança o interesse e o prazer pelas brincadeiras infantis e a literatura, contribuindo assim para o resgate das mesmas, fazendo com que aconteça a exteriorização das emoções que as atividades múltiplas e motivadoras proporcionam à criança, levando em conta suas características e o seu desenvolvimento psicomotor adequado a sua idade. Portanto, os profissionais da instituição são pessoas de mentes abertas às novas realidades existentes no país, sempre procurando atualizar-se para um maior desempenho frente às necessidades do corpo discente.

Desenvolvimento da aula: Tema da aula foi nosso corpo. Disciplinas: Identidade e autonomia, música, movimento e artes visuais. Objetivos: Identificar partes do nosso corpo, reconhecer as cores: verde, vermelho, desenvolver a atenção e a memória musical. Desenvolvimento: Foram organizados os alunos e feito a leitura da história ´´Livro dos medos ´´. Em seguida cantaram a canção: ´´ Fui ao mercado comprar café e a formiguinha subiu no meu pé...´´ fazendo gestos. Foi desenhado o pé de cada aluno e pintado de verde e vermelho e feito a rotina do dia. Recursos utilizados: Folhas de sulfite, canetão, giz de cera e o livro: Livro dos medos.

 A prática educativa: Rotina Manhã 08h00min = Café. 08h15min = Escovar os dentes e ir ao banheiro. 08h30min=Atividade dirigida. 10h00min= Atividade recreativa (parque, varanda). 11h00min= Almoço 11h15min= Escovar os dentes e ir ao banheiro. 11h30min= Hora do soninho. Tarde 13h00min= Acordar do soninho.  13h10min= Banheiro. 13h15min= Lanche da tarde. 13h30min= Escovar os dentes e ir ao banheiro. 13h45min= Atividade dirigida 15h60min= Atividade recreativa (parque, varanda). 16h00min= Sopa da tarde. 16h15min= Escovar os dentes e ir ao banheiro. 16h30min= Troca para esperar a mamãe e ir ao banheiro. 17h60min= Sala do soninho para esperar a mamãe ou responsável.

 ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS

Esse estágio foi realizado no Centro Municipal de Educação Tio Milton, onde encontra-se  situado na Avenida Paraná S/N, no bairro de Trigolândia, CEP 83860-000, no estado do Paraná. O contato é através do telefone (41) 3632-1419 e do e-mail cmeitiomilton@yahoo.com.br. O quadro de funcionários conta com 7 professores I, sendo todos formados em Pedagogia, e também 4 professores II e 1 estagiária,  auxiliares de limpeza e a diretora. O estágio foi realizado no período de 03/11/2014 à 04/11/2014, no horário das 12h00min às 17h00min, onde foi observada a turma do maternal. A instituição conta com aproximadamente oitenta crianças designadas conforme faixa etária em Berçário I, Berçário II, Maternal, Jardim I e Jardim II. Números de alunos em cada turma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com