TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Educação Infantil

Pesquisas Acadêmicas: Estagio Supervisionado Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  1.879 Visualizações

Página 1 de 3

O estágio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica.

O presente estágio teve como objetivos conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente e sua execução se deu na Escola Moriá Sistema Cristão de Ensino, localizada na Rua José Maria de Paula, Nº 11, no Bairro Rio Branco, em Belo Horizonte – MG. A atividade de estágio foi realizada em 25 dias, cumprindo um total de 100 horas. O período de observação na escola se deu entre os dias 03 de fevereiro e 17 de Março de 2014.

O estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas escolher futuramente e quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil.

Com o estágio, foi possível também, enquanto aluna do Curso de Pedagogia, aprimorar minhas escolhas em relação a minha futura atuação como professora, partindo do contato com as realidades de minha profissão.

A instituição conta com cinco salas de aula amplas e adequadas à faixa etária, uma quadra esportiva, parque infantil, brinquedoteca, biblioteca, banheiro masculino e feminino.

As salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer do ano, essa organização propicia espaço de convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decisões, discutam seus pontos de vista, façam escolhas, expressem seus pensamentos através de diversas linguagens. As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala.

A rotina diária ou semanal das crianças é a roda de conversa, o parque externo (onde ficam os brinquedos maiores e a piscina de bolinha), atividades dirigidas, lanche, educação física, aula de inglês e hora do conto.

A missão da escola é promover, assistir e garantis o aprendizado às crianças inovando o conhecimento da educação cristã de forma criativa, dinâmica e comprometida.

As atividades que pude presenciar e aplicar juntamente com os alunos se deu na turma do 1º período, contemplando a faixa etária de 4 anos, com a supervisão da Pedagoga Aliene Aparecida Padula Sampaio, formada em Pedagogia e sob o acompanhamento da professora Kenya Keiroga, pude auxiliar nas atividades realizadas.

No início do estágio acompanhei a adaptação das crianças, sendo que para algumas o espaço era estranho, por ser a primeira vez na escola. Tive a oportunidade de auxiliar nas atividades lúdicas e observar as diversas atividades que a professora utiliza, usando recurso como, livros infantis bem coloridos, fantoches, tintas, massinha, colagem, serragem, papel colorido, forminhas para doces, entre outros materiais.

A professora utiliza-se da metodologia tradicional e convivência, oportunidades para que assumam pequenas responsabilidades, tomem decisões, discutam seus pontos de vista, façam escolhas, expressem seus pensamentos através de diversas linguagens. As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala.

A rotina diária ou semanal das crianças é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com