TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  1.456 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CÁTIA SENA DE MELLO RA 431534

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

VITÓRIA ES

2014

CÁTIA SENA DE MELLO RA 431534

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de estágio apresentado ao curso de pedagogia do centro de educação a distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para o cumprimento da disciplina de estágio supervisionado na Educação Infantil.

VITÓRIA ES

2014

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do aluno..................................................................04

Introdução...................................................................................................05

Atividade desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil.........................................................................................................06

Observação e Interação na Escola.............................................................07

Entrevista com Coordenador Pedagógico...................................................08

Plano de Aula...............................................................................................09

Regência......................................................................................................10

Considerações Finais...................................................................................11

Referências Bibliográficas............................................................................12

IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Cátia Sena De Mello

Ra:431534

Curso: Pedagogia

Semestre: 4°

Ano: 2014

Início do Estagio: 24/03/2014

Término do Estàgio:23/03/2014

I – INTRODUÇÃO

Este relatório tem a intenção de relatar aqui minha experiência no decorre do período em que vivenciei na pratica tudo que tenho aprendido na teoria .Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estagio,o período de duração e as atividades desenvolvidas. O estagio supervisionado foi realizado no centro de Educação Infantil (CMEI) Yolanda Lucas da Silva que está localizado à Rua dos Canoeiros,nº339, no Bairro Inhanguetá na cidade de vitória ES,é mantido pelo Governo Municipal de Vitória e administrado pela Secretaria Municipal de Educação. Atende a uma clientela na faixa etária de 11 meses a 05 anos e 11 meses oriunda dos bairros:Estrelinha,Grande Vitória,Bela Vista e Santo Antônio.

Desde o ano de 2010 o CMEI passou a atender,provisoriamente,aos alunos do Primeiro ano do Ensino Fundamental da EMEF REGINA MARIA SILVA,orientados pelo documento do cilclo de Aprendizagem e avaliados pela ficha avaliativa PMV/SEME.

Foi utilizados métodos de aprendizagem com vídeos,lousa,giz,livros,cartazes atividades manuais.

 Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos no ambiente e onde foi realizado o estágio e a participação das atividades em sala de aula por meio da observação, o relatório apresentado traz em sua composição a descrição de observações e experiências vivenciadas pelo acadêmico, analisando as diversas formas de relações entre professor e aluno avaliando o ambiente escolar como um todo.

        

II – DESENVOLVIMENTO

As crianças chegam nas escolas , com o conhecimento obtidos em casa portanto o conhecimento e em sua maioria oramente, mas é na escola que obtém o conhecimento da escrita é na escola que a criança e formada para ser cidadão e preparado para viver em sociedade .

No inicio da idade pré-escolar, quando surgem os desejos que não podem ser imediatamente satisfeitos ou esquecidos e permanece ainda a características do estagio precedente de uma tendência para a satisfação imediata dos desejos, o comportamento da criança muda.(VYGOTSK,1991,p.106).

Trabalha com alfabetização não é uma tarefa muito fácil, exige muita atenção, o professor tem que esta atento e tem que esta preparado para os eventuais acontecimentos surpresas que podem ocorre em sala de aula, seu planejamento de aula tem que ser baseados na realidade das crianças, a aulas precisam ser satisfatórias para as crianças , com  brincadeiras , passeios , atividades lúdicas , tem que pensar no aluno com um todo.

A escola precisa assegurar a todos os estudantes – diariamente – a vivência de praticas reais de leitura e produção de textos diversificados.[...] ampliar as experiências das crianças e dos adolescente de modo que eles possam ler e produzir diferentes textos com autonomia .Democratizar a vivência de praticas de uso da leitura e da escrita e ajudar o estudante a , ativamente , reconstruir essa inovação social que é escrita alfabética . ( Leal,Albuquerque e Morais.2007,p.72-73) .

        Quando se fala em educação infantil existem muito material publicado sobre o assunto , o professor deve manter o foco e traçar sua própria linha de raciocínio , o professor deve se manter sempre atualizado. A escola precisa assegurar a todos os estudantes a vivência de praticas de leitura e produção de textos criativos, seu PPP deve conter atividades que visam chamar a atenção da criança.Quando falamos de educação devemos pensar na educação especial, a alfabetização na educação especial deve ser pensada como um sistema de escrita, socialmente convencionado, acessível aos alunos com alguma dificuldade. Alfabetizar alunos com necessidades especiais e inserir ele em contexto social.

2.1 Observação e Interação

        No decorrer do período do estágio acompanhei inicialmente as atividades desenvolvidas em sala de aulas, pude observa e registra que  os alunos sentam-se em grupos de 4, na hora da leitura onde a professora utiliza recursos didáticos como;jogos,vídeos,livros paradidáticos,lousa e giz,cartazes coletivos,música  para que os alunos consigam se concentra na tentativa de prender a atenção dos alunos.

Observando os alunos e as atividades, compreendendo as questões relativas ao processo de entendimento de linguagem oral e escrita. Observando para compreender o processo de construção de conhecimento e aprendizagem dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com