TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.015 Palavras (13 Páginas)  •  1.047 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

        EVA MARIA ALENCAR DE MOURA

433610

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 EDUCAÇÃO INFANTIL

RONDONÓPOLIS - MT

2014

[pic 2]

        EVA MARIA ALENCAR DE MOURA

433610

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇAO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado na Educação Infantil.

Rondonópolis - MT

2014

[pic 3]

SUMÁRIO

Ficha de Identificação do Aluno.............................................................................04

Introdução...............................................................................................................05

Atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado – Educação Infantil

1 – Observação e Interação na Escola....................................................................06

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.......................................................................................................................10

3 – Plano de Aula...................................................................................................13

4 – Regência..........................................................................................................15

Considerações Finais.............................................................................................17

Referências Bibliográficas......................................................................................18


IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: EVA MARIA ALENCAR DE MOURA

RA: 433610

Curso: Pedagogia

Semestre: 4º

Ano: 2014

Início do estágio: 13/10/2014

Término do Estágio: 29/10/2014

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição:ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CAMPOS SALES I

Endereço: AV.PERNANBUCO S/N VILA CANAA  PEDRA PRETA-MT

Telefone: (66)3486-2601

Responsável: EVA CRISTINA DA SILVA VERA

INTRODUÇÃO

                 O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está o estudo dos alunos sob a direção do professor para consolidar esse processo que transforma de maneira satisfatória para uma vida inteira.

                           O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.  A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes. Isso significa que os elementos do planejamento – objetivos, conteúdos, métodos  estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político.

 

                           Por essa razão, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções e ações; se não pensarmos diariamente sobre o rumo que devemos dar ano nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes na sociedade.

                           A ação de planejar é uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógico, e tendo como referência permanente situações didáticas concretas, isto é, a problemática social, econômica. O estagio consiste na realização do curso de pedagogia para que assim possamos ter êxito na vida profissional.

OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO

                  A ESCOLA MUNICIPAL CAMPOS SALES I esta localizada, em um bairro próximo ao centro da cidade de Pedra Preta estado de Mato Grosso oferece um espaço favorável ao bom desempenho dos alunos.

                      O projeto político pedagógico da Escola Municipal Campos Sales I visa buscar caminhos que estejam intimamente articulados ao compromisso sócios político com interesses reais coletivos da comunidade criando assim a sua própria identidade.

               .

                    Entendemos que a escola precisa alargar a sua concepção de educação, de forma a contemplar as várias dimensões da formação humana, tendo em vista a totalidade do homem e a sua necessidade de compreender as exigências colocadas no processo de produção de sua existência.  

        O Projeto Pedagógico e um instrumento na viabilização do trabalho e das metas da escola, com ele diretor, supervisora, professor, servidores de modo em geral, alunos e Conselho Deliberativo Escolar, terão condições efetivas de resolver com maior facilidade grandes números de problemas que correm no dia a dia da escola.

                           A reflexão sobre o cotidiano escolar e o planejamento conjunto das ações a serem desencadeadas no andamento do projeto eliminam a improvisação, potencializando a escola para o enfrentamento de questões cada vez mais complexas colocadas pela sociedade.

                           O Projeto visa subdisiar o professor na sua pratica e nos projetos específicos, através de um conjunto de orientações uteis e praticas que poderão contribuir e facilitar o encaminhamento de suas ações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (300.4 Kb)   docx (294.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com