TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica pagamentos operacionais e administrativos da empresa

Seminário: Estatistica pagamentos operacionais e administrativos da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Seminário  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

1 - Área na qual faço parte é o financeiro, cuido dos pagamentos operacionais e administrativos da empresa. A estatística tem sua importância, mostrando se a empresa teve lucro ou prejuízo, se houve um aumento ou diminuição na porcentagem dos valores nos últimos anos e ajuda nas previsões financeiras.

2 - É uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. A coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à ESTATÍSTICA DESCRITIVA, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associado a uma margem de incerteza, ficam a cargo da ESTATÍSTICA INDUTIVA ou INFERENCIAL, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.

.

3 - VARIÁVEL: É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.

• VARIAVEIS QUANTATIVAS: Essas variáveis são destacadas por poderem utilizar números para demonstrar resultados, sendo classificadas em dois termos, continuas e discretas.

• CONTINUAS: Sendo avaliada em números como resultado de medições, por esse motivo podem assumir valores de casos decimais sendo medidas através de algum instrumento matemático. Exemplo: Massa (balança), Altura (régua), Tempo (relógio), Pressão arterial, Idade.

• DISCRETAS: Esta variável é avaliada através dos números de contagem, só podendo utilizar números inteiros para o resultado fazer sentido. Exemplo: Número de filhos, animais, número de bactérias, litro de leite, número de grãos.

• VARIAVEIS QUALITATIVAS: As variáveis qualitativas ou categóricas não possuem valor de quantidades, pelo contrario são definidas através de categorias, classificando objetos, indivíduos, sendo nominais ou ordinais.

• NOMINAIS: São aquelas que não existem ordenações nas categorias. Exemplo: cor dos olhos, fumantes ou não, doente ou sadio, cor da pele

ORDINAIS: Tem ordenação entre as categorias expostas. Exemplo: Escolaridade, mês, ano, idade.

4 – AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES: Elementos são retirados ao acaso da população, assim todo elemento da população tem igual probabilidade de ser escolhido para a amostra. Exemplo: em uma escola cada aluno tem um registro com 3 algarismos. O professor tem um conjunto de fichas de 0 a 9. Sorteia uma ficha, anota o número, recoloca a ficha para sorteio e repete o processo mais duas vezes para cada elemento da amostra.

• AMOSTRA ALEATÓRIA SISTEMATICA: Elementos são retirados da população por algum método. Exemplo: o professor retira da população para compor a amostra os alunos que possuem o algarismo “0” no registro.

• AMOSTRA ALEATÓRIA ESTRATIFICADA: Composta por elementos de todos os estratos da população. No exemplo, se o professor considera que cada sala de aula apresenta reais diferenças, cada série é um estrato. O professor deve então obter uma amostra de cada série e depois reunir todas as amostras em uma só. A amostra final é estratificada.

• AMOSTRA ALEATÓRIA POR CONGLOMERADOS: Esta técnica é usada quando a identificação dos elementos da população é extremamente difícil, porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com