TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatísticas em administração de empresas

Trabalho acadêmico: Estatísticas em administração de empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.772 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

VIVIANE SANTOS PIRES PINTO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Taguatinga

2013

VIVIANE SANTOS PIRES PINTO

Trabalho apresentado ao Curso de administração 3º semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Estatísitca Econômica, Metodologia Cientifica].

Prof. Vânia Silva, Regis Garcia, Helenara Sampaio, Monica Silva, Marcelo Viegas, Regina Malassise, Rodrigo Trigueiro.

Taguatinga

2013

Introdução

Neste trabalho vamos abordar a estatística dentro da Administração empresarial relatando suas atribuições e as formas em que ela pode auxiliar no desenvolvimento econômico da empresa. Trataremos também da relação do homem com o trabalho levando em consideração os comportamentos sociais e os aspectos culturais e sobre a qualificação que os profissionais e as empresas buscam na tentativa de um crescimento econômico, profissional e social.

A Estatística na Administração de Empresas

Estatística, é a área da matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para estudos de casos pré determinados pela empresa. A coleta desses dados é feita por meio de questionários, censos, entrevistas, medições, a fim de prever situações de vendas e ajustar situações futuras e praticas.

De acordo com Silva (1998), a ciência da estatística surgiu na Antiguidade e se desenvolveu e aprimorou junto com a civilização humana. Há mais de 3.000 anos a.C., os antigos egípcios, os chineses e os romanos deixaram dados coletados de seus povos nos monumentos históricos que temos até hoje. Nessa época, os censos que esses povos realizavam levantavam dados sobre números de habitantes, nascimentos, falecimentos e forças guerreiras, pois o objetivo era obter dados reais e confiáveis para passar a informação aos governantes. Na era Cristã, principalmente no primeiro milênio, houve também diversos censos demográficos, notadamente em Israel e alguns países do ocidente.

A partir do século XVI, a estatística começou a ganhar importância, passando a ser estudada por matemáticos e filósofos e, conseqüentemente, foi introduzida nos currículos das universidades.

A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisá-los, interpretá-los e deles extrair conclusões (Triola, 1998).

Segundo a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), "o que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas."

A estatística por meio da analise de probabilidades pode ajudar empresas a preverem cenários em seus planejamentos, pois é uma importante ferramenta para logística, e contém métodos e técnicas que envolvem todas as etapas de uma pesquisa. O mercado de trabalho atual exige profissionais habilitados e capacitados para trabalhar na resolução de problemas da administração empresarial e também para prover projeções com analises e diagnósticos mais detalhados que permitam melhores resultados econômicos e práticos além de aumentar a confiança nas soluções.

O uso da estatística não é restrito aos profissionais da área da matemática ou estatística. A estatística está presente no cotidiano das pessoas, através dos índices de desemprego, mortalidade infantil, inflação, dentre outros. Outras áreas do saber estão aplicando os conceitos estatísticos para melhor desenvolvimento de seu produto como no aprimoramento de produtos agrícolas, controle do tráfego, previsão de surtos epidêmicos, a fornecimento de uma metodologia adequada para a tomada de decisão sobre um novo tratamento no combate à determinada doença, dentre outros exemplos.

Como as informações estatísticas são precisas, ela fornece subsídios necessários para as melhores tomadas de decisões, de forma crítica e racional. Nesse sentido, as organizações modernas estão recorrendo cada vez mais à estatística para obter informações e assim definir melhor suas metas, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria continuam.

Para os gestores de uma organização empresarial a estatística é imprescindível, pois é através da analise de dados que as informações levantadas vão poder ser avaliadas e sistematizadas de forma consistente e segura para depois, tomar a melhor decisão cabível para aquela situação.

Para um bom crescimento empresarial, além de a empresa ter que dispor de ferramentas estatísticas para um bom desenvolvimento financeiro, ela também precisar se preocupar com a valorização do seu pessoal para um bom rendimento operacional.

Elton Mayo (1890 – 1949) foi pioneiro nos estudos que tratam sobre a valorização das relações humanas no trabalho. O pensador, concluiu que fatores psicológicos e sociais influenciam no produto final do trabalho. (CHIAVENATO, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com