TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística e suas inúmeras aplicações na área administrativa

Tese: Estatística e suas inúmeras aplicações na área administrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Tese  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera Uniderp

Administração de Empresas – III Semestre

Estatística

Atividades Práticas Supervisionadas

Profª. Ivonete Melo de Carvalho

Taquara - RS

Setembro 2013.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Angela de Lima Gaedicke - RA: 354159

Annely de Oliveira Gonzales - RA: 350996

Graziela Alves Xavier - RA: 354193

Pamela Gomes Ferreira - RA: 357765

Paula Vanessa Frare Lisboa - RA: 357768

Trabalho acadêmico apresentado a Universidade Anhanguera Uniderp como requisito para a avaliação da disciplina de Estatística orientada pela Professora Ivonete Melo de Carvalho.

TAQUARA

2013

RESUMO

Neste trabalho iremos descrever alguns conceitos de estatística e suas inúmeras aplicações na área administrativa, tais como freqüência absoluta, freqüência relativa, média, moda, mediana, variância e desvio padrão. Também serão apresentados os resultados de uma pesquisa estatística do controle de qualidade de uma pesagem aleatória de um lote de 100 pacotes de café de 500 gramas.

ABSTRACT

In this work we will go to describe some concepts of statistics and its innumerable applications in the administrative area, such as absolute frequency, relative, average frequency, fashion, medium, variance and shunting line standard. Also the results of a research will be presented statistics of the quality control of a random pesagem of a lot of 100 packages of coffee of 500 grams.

SUMÁRIO

1 CONTEÚDO

2 INTRODUÇÃO 5

ETAPA 1 6

2.1 Introdução – Breve Histórico 6

2.2 Conceitos básicos e aplicações 6

2.3 Estatística Aplicada à Administração. 7

2.4 Amostragem 7

Amostragem probabilistica 7

Amostragem não probabilistica 7

3 ETAPA 2 - Coleta de dados 8

3.1 a) Amostragem simples ou ocasional 9

3.2 b) Amostragem Sistemática 9

4 ETAPA 3 11

4.1 Amostra de café 12

4.2 Frequência Relativa e Frequência Absoluta dos dados coletados 12

4.3 Gráfico da freqüência relativa: 12

4.4 Gráfico da freqüência absoluta: 13

5 ETAPA 4 14

5.1 INTERPRETAÇÃO ESTATÍSTICA DOS DADOS OBTIDOS 15

5.2 APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO DAS AMOSTRAS 15

6 CONCLUSÃO 16 REFERÊNCIAS 17

2 INTRODUÇÃO

A estatística está presente em cada detalhe no nosso cotidiano. Ela é muito familiarizada entre muitas pessoas através de atividades práticas como levantamentos, coleta de dados e descrição de populações. O que talvez alguns não saibam é que a coleta de dados estatísticos é, em geral, difícil e dispendiosa.

Estatística é uma ferramenta (ou método) que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de marketing.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

Neste trabalho iremos apresentar algumas pesquisas e experiências práticas através de coleta de dados e a interpretação destes, para chegar ao melhor resultado possível. Para isso, formulamos tabelas e pesquisas para a melhor compreensão.

ETAPA 1

2.1 Introdução – Breve Histórico

O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamento de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões.

Neste sentido foi utilizado em épocas remotas para determinar o valor dos impostos cobrados por cidadãos, para determinar a estratégia de uma nova batalha em guerras que se caracterizavam por uma sucessão de batalhas. (Era fundamental aos comandantes saber de quantos homens, armas, cavalos etc. dispunham após a última batalha).

2.2 Conceitos básicos e aplicações

Atualmente, a Estatística é definida da seguinte forma:

Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos.

A estatística se utiliza das teorias probabilísticas para explicar a freqüência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos. Tem por objetivo obter, organizar e analisar dados estatísticos, a fim de descrever e explicá-los,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com