TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estigma

Seminário: Estigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  Seminário  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

Estigma significa um sinal infante feito com ferro em brasa, uma cicatriz, uma marca. Como aquelas feitas em animais para decodifica-los. Por esse mundo á fora, existe pessoas que possuem essas marcas. Feitas ou nascidas com elas, que podem ser visíveis ou não. Que causam um grande transtorno para as que possuem, pois sempre será alvo dos olhares críticos das pessoas.

Os chamados de estigmatizados, não são só aqueles que nascem com a deformidade do corpo, são todos aqueles que “não” se encaixam no padrão de pessoas normais, por exemplo ,os deficientes visuais, os que sofrem de deficiência mental, ex-presidiários, alcoólatras, homossexuais, gagos, gordos etc. Muitos acreditam que só por essas pessoas terem um estigma elas não podem ser consideradas humanas, discriminando a sua capacidade e inferiorizando- a á cada dia.

O preconceito torna-se algo comum, pelo fato de elas tentarem o contato com outras pessoas e não serem aceitas. E quando conseguem a aceitação nunca é total.

Tem pessoas que vê o estigma, como uma forma de benção, acreditando que o sofrimento pode trazer algum tipo de ensinamento. Outras abusam e querem ganhar algum tipo de vantagem. E por fim as que não se conformam e tentam mudar através de tratamento e intervenções cirúrgicas. Essas pessoas tentam apenas ser aceitas, vistas de outro ponto de vista. Apesar de mudar, elas continuam com o mesmo pensamento, e com medo de ainda não serem aceitas, se sentindo inseguras em relação à maneira de como identificarão e o receberam.

O medo que essas pessoas estigmatizadas sentem das outras, entendidas como normais, torna-se constante, levando o indivíduo a se isolar do mundo e se privar do convível com as outras pessoas.

“A presença próxima de normais provavelmente reforçará a revisão entre auto exigências e ego, mas na verdade o auto ódio e a auto depreciação podem ocorrer quando somente ele e um espelho estão frente a frente” (Estigma e Identidade Social,pág.16)

A sociedade atual é cruel em relação aos estigmatizados sem nenhuma causa concreta, impõe o preconceito de forma gratuita, pelo simples fato de ser fora do padrão. Por muitos preconceitos vivenciados os estigmatizados na sua maioria acabam por se tornarem tímidos, hostis, agressivos e desconfiados.

Um exemplo que se assemelha as características, é o caso da chacina de realengo, onde, onde o assassino Wellington Menezes era uma pessoa muito tímida e envergonhada, que não se relacionava muito com as pessoas. Para seus vizinhos era um rapaz pacato e religioso, que nunca arrumava briga com ninguém, acabou se mostrando um assassino, invadindo uma escola municipal e abrindo fogo contra os alunos.

Os investigadores relataram que Wellington, sofria de bulling na escola quando mais novo, e se sentia excluído do restante da família por ser adotado. A maioria de suas vítimas foram meninas, pois acredita- se que antigamente o bullying partia de meninas que estudava em sua escola, que o tinham como fora do padrão.

Diante dos fatos mencionados, pode obter a conclusão de que as pessoas estigmatizadas, como o exemplo citado, de Wellington Menezes, são pessoas totalmente hostilizadas, (normalmente na infância, por não serem consideradas “normais”) que não são aceitas pela sociedade, por não se enquadrarem nos padrões criados por nós mesmos. Os próprios estigmatizados criam a ideia sobre identidade que temos, fazendo com que se sintam inferiores a nós, e tendem a aceitar que, por não se encaixarem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com