TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Do Livro Estigma

Dissertações: Resenha Crítica Do Livro Estigma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  3.344 Palavras (14 Páginas)  •  4.213 Visualizações

Página 1 de 14

Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada

Conteúdo

1 Introdução — Apresentação do texto

2 Escolha do texto — Justificação

3 Principais interrogações

4 Contexto histórico

5 Estrutura

6 Procedimentos de observação

7 Principais conclusões

8 Universo teórico

9 Comentários

1 Introdução — Apresentação do texto

Goffman insere-se num grupo de autores da Escola de Chicago, que escrevem partindo de uma perspectiva Interaccionista Simbólica, corrente que se opõe ao Funcionalismo de Parsons (análise do macro-social). O Interaccionismo Simbólico centra o seu estudo nos contextos face-a-face da vida social, na interacção social presente na vida quotidiana que envolve a troca de símbolos? Quando interagimos com outros, procuramos constantemente “pistas” sobre o tipo de comportamento apropriado ao contexto e sobre como interpretar o que os outros pretendem.

Também Goffman explora os detalhes da identidade individual e social e das relações em grupo a um nível micro-sociológico observando a interacção social nas acções de todos os dias e foca a sua atenção na forma como cada um desempenha o seu papel e gere a impressão que causa nos outros em diferentes contextos.

Após já ter feito uma incursão no estudo da identidade individual e social através da sua obra, “The Pesentation of Self in Everiday Life”, em 1959, Goffman demostra grande interesse pelos casos desviantes com a obra em questão, “Stigma: Notes on the Management of Spoiled Identity”, de 1963 e “Asylums: Essays on the Social Situation of Mental Patinetes and Other Imnates” de 1961.

Estigma: Notas sobre a manipulação da Identidade deteriorada, é uma interessante viagem pela situação de indivíduos incapazes de se confinarem aos padrões normalizados da sociedade. São indivíduos com deformações físicas, psíquicas ou de carácter, ou com qualquer outra característica que os torne aos olhos dos outros diferentes e até inferiores e que lutam diária e constantemente para fortalecer e até construir uma identidade social.

Goffman analisa nesta obra, os sentimentos da pessoa estigmatizada sobre si própria e a sua relação com os outros ditos “normais”. Explora a variedade de estratégias que os estigmatizados empregam para lidar com a rejeição alheia e a complexidade de tipos de informação sobre si próprios que projectam nos outros, “Este livro, entretanto, ocupa-se especificamente com a questão dos ‘contactos mistos’? Os momentos em que os estigmatizados e os normais estão na mesma ‘situação social’, ou seja, na presença física imediata um do outro, quer durante uma conversa, quer na mera presença simultânea numa reunião informal”1

O texto que vou analisar é o segundo capítulo intitulado “Controle de Informação e Identidade Pessoal” e, trata essencialmente do indivíduo desacreditável e das suas estratégias de controle de informação que fornece aos outros.

2 Escolha do texto — Justificação

Escolhi esta obra devido ao interesse pessoal que nutro pela integração, adaptação e aceitação na sociedade, de pessoas consideradas detentoras de um estigma. Este interesse parte do meu conhecimento e relacionamento pessoal com pessoas que se encaixam nesta categoria seja, por deterem incapacidades físicas, nomeadamente um deficiente auditivo, seja por sofrerem de perturbações psicológicas como é o caso de uma doente maníaco-depressiva.

O facto de ter folheado o livro e lido algumas passagens durante a pesquisa que efectuei sobre as obras de Goffman, também pesou na minha escolha, pois fiquei bastante impressionada pela escrita simples, acessível e agradável de Goffman e, pela grande quantidade de exemplos e relatos apresentados durante todo o livro, o que torna a leitura mais agradável e menos monótona.

Dentro desta obra, escolhi o segundo capítulo por razões metodológicas. Dada a análise que me foi solicitada pelo professor, pareceu-me o capítulo mais capaz de fornecer os elementos necessários à feitura deste trabalho, tanto pelos temas tratados como pela sua extensão (maior do que os outros capítulos). Saliento no entanto que apesar de em certos pontos deste trabalho me dedicar realmente mais a este capítulo específico, o relaciono sempre com todos os outros capítulos e refiro-me ao livro completo em diversas etapas do trabalho.

3 Principais interrogações

Na obra, que conforme o nome indica é um conjunto de notas sobre o controle da informação sobre si próprios que indivíduos estigmatizados fornecem aos normais, Goffman procura esclarecer a relação do estigma com a questão do desvio. Salienta no Prefácio do livro o desejo de analisar alguns trabalhos sobre o estigma para apurar as suas contribuições à sociologia; “Neste ensaio desejo rever alguns trabalhos sobre o estigma, especialmente alguns trabalhos populares, para ver o que eles podem fornecer à Sociologia”2. Informa ainda que utilizará um conjunto específico de conceitos relacionados com a informação social (informação que o indivíduo transmite directamente sobre si).

Relativamente ao capítulo que pretendo analisar, o que consegui apurar relativamente às interrogações de Goffman, foi que ele se pretende ocupar essencialmente do indivíduo desacreditável? aquele cuja característica ou defeito distinto que o torna diferente dos outros ditos normais não é ainda conhecida nem é imediatamente perceptível e, da questão da manipulação da informação sobre essa mesma característica ou defeito; “Exibi-lo ou aceitá-lo; contá-lo ou não contá-lo; revelá-lo ou escondê-lo; mentir ou não mentir e, em cada caso, para quem, como, quando e onde.”3 Conforme salienta mais à frente; “a manipulação da informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com