TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estilo De Liderança E Satisfação Dos Colaboradores No Setor De Produção Da Italac De Santa Helena De Goiás - GO.

Por:   •  24/4/2013  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 6

2. Introdução

Para que as organizações possam atingir suas metas e seus objetivos é necessário ter um líder que possa motivar e influenciar uma determinada equipe. Dessa maneira os colaboradores estarão felizes em trabalhar, satisfeitos com sua função e automaticamente irão produzir bem. Ser líder exige um diferencial para conduzir um processo de produção, porque é muito importante saber liderar pessoas, principalmente para trabalharem satisfeitas e motivadas. A liderança deve estar presente em todo lugar, a todo o momento para que o sucesso de qualquer equipe esteja sempre em constante progressão. Quando existem líderes competentes nas organizações há uma facilidade em fazer com que os colaboradores os sigam. Isso se deve ao fato que um líder sabe como lidar com sua equipe, ou seja, conhece várias formas de influenciá-la para que melhoras continuem ocorrendo dentro do ambiente de trabalho e o comprometimento também encontre sempre presente. Percebe-se então que um líder é de extrema importância em qualquer lugar que exija liderança, pois o mesmo deve saber gerenciar sua equipe, assim irá exercer seu papel de maneira mais fácil e motivando-as sempre que houver controversas dentro da organização. O tema acima citado será abordado em uma empresa de laticínios no setor de produção, com o objetivo de demonstrar qual o estilo de liderança adotado pela empresa e o grau de satisfação dos colaboradores mediante esta liderança.

A satisfação é considerada por muitos administradores o modo que um colaborador se comporta em relação a sua função. Quando esta trabalhando feliz, contente, desempenhando seu serviço correto, essa pessoa se encontra satisfeita dentro da organização. E isso se torna muito importante, pois a empresa irá conseguir o resultado esperado, o colaborador se sente emocionalmente com prazer em realizar seu serviço e também o clima da empresa se tornara favorável para todos que se encontram no estado se satisfação.

Hipóteses:

A liderança não afeta a produtividade dos colaboradores.

A satisfação dos colaboradores não depende da liderança, e sim de premiações a parte.

Justifica-se a realização deste trabalho pelo fato de ser a liderança uma ferramenta imprescindível ao alcance do sucesso organizacional, além de entender de que forma esta liderança é percebida pelos colaboradores diretamente relacionados ao líder, tendo como critério a satisfação destes colaboradores.

3. Objetivos

3.1. Objetivos gerais

Compreender o grau de satisfação dos colaboradores do setor de produção da Parmalat, de acordo com o estilo de liderança recebida neste setor.

3.2. Objetivos específicos

● Compreender qual o estilo de liderança aplicado no setor de produção;

● Correlacionar o estilo de liderança com o grau de satisfação dos colaboradores.

● Compreender se o estilo de liderança interfere na qualidade das relações interpessoais da equipe.

4. Fundamentação Teórica

De acordo com Vergara (1999), liderança é definida como a capacidade de inspirar, persuadir e exercer influência em pessoas dentro de qualquer organização, em qualquer ambiente.

David R. Hampton (1983, 1992), diz que liderança é o modo de como os administradores gerenciam as pessoas para conseguirem o objetivo esperado (estabelecido). É um processo interpessoal, ou seja, tem o envolvimento de todo o grupo para realizar as tarefas, e o gerente tenta influenciar todos os colaboradores.

Segundo Chiavenato (1994), liderança é a forma de dirigir, guiar os processos através da comunicação humana (feedback) , de acordo com a situação presente, afim de conseguir os objetivos específicos.

Segundo Maximiano (2009), a liderança é composta por variáveis que compõem não somente o líder, mas todo o ambiente onde é executado seu papel. Envolve as características do líder, dos liderados ou (colaboradores), da tarefa a ser realizada e toda a cultura daquela determinada organização. Esses são fatores importantes para que se obtenha uma liderança competente e ações dignas.

“A liderança sempre foi um dos tópicos de maior importância para estudiosos e práticos, e o interesse atual é intenso porque as organizações lutam para sobreviver em nosso hipercompetitivo mundo (DUBRIN, 2008, p.264).”

A liderança sempre foi considerada pelos estudiosos um tema muito relevante nas organizações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com