TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia 1

Casos: Estrategia 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  3.190 Palavras (13 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 13

Criar um relatório de no mínimo quatro laudas, e no máximo seis, que responda as questões abaixo e traga uma resenha do passo anterior.

1. O que é ambiente interno e como analisá-lo?

2. Como criar vantagem competitiva em uma organização?

3. O que significa o tema cadeia de valor para o cliente?

Passo 3 (Individual)

Com base nos conceitos percebidos nos passos anteriores você deverá efetuar uma análise

interna da ‘Gráfica Qualimpress Ltda.’ e descrever de que forma essa análise pode contribuir

para a estratégia da organização.

Passo 4 (Equipe)

Discutir com a equipe sobre os pontos levantados no passo anterior e montar um relatório

parcial que contenha as informações do passo 2 e a análise ambiental interna da ‘Gráfica

Qualimpress Ltda.’. O relatório deve conter no mínimo três laudas e no máximo cinco.

O que é estratégia e qual a sua importância?

A estratégia de uma empresa consiste em um conjunto de mudanças competitivas e de abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. Nada mais é do que um jogo de gerência para reforçar a posição da organização.

Para que serve a reformulação estratégica?

Para inovar a imagem da empresa, se criar um novo cenário uma nova visão através de seus clientes, destacar alguns pontos fortes que hoje não são vistos por eles, como por exemplo, a implantação de alguns conceitos que hoje não é utilizado pela empresa e que pode ser muito útil se for aplicado.

Como usar a estratégia para criação de valor?

Devemos usar a estratégia como uma força inovadora, colocá-las como a ferramenta essencial na criação de valor, fazer com que ela seja sempre sua visão de futuro, pois não precisamos saber quais são os passos para se chegar ao futuro, mais se pede que se aprenda rápido esse caminho e abrace-o.

Qual o papel da missão e visão das organizações?

Missão: tem um propósito básico dentro da organização que é transmitir seus valores a funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade.

Visão: é quem determina os objetivos de investimento, desenvolvimento trabalho, estratégias para alcançar o sucesso da organização. Ou seja, um conjunto de convicçõese compreensões para onde deve seguir a organização.

Quais fatores influenciam a estratégia das organizações?

São vários os fatores que podem ter influência dentro da organização, o ambiente econômico, político, tecnológico, sociocultural, o ambiente externo, política de adaptação ambiental esse é um dos principais fatores.

Fonte:

( HYPERLINK "http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75901981000400002&script=sci_arttext" http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75901981000400002&script=sci_arttext )

(http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S164544642007000200008&script=sci_arttext)

Fonte: Portal HSM on linePasso 3Resumo

Meu Plano de Ação

Diante deste cenário, mais precisamente deste desafio, tendo todas asferramentas em mãos para desempenhar um excelente trabalho, pude constatar que temos capacidade, mais a equipe está sem direcionamento meio perdida.

Então montei um plano de ação;

1º Separei as equipes ficando assim; equipe administrativa e equipe operacional;

Administrativa: composta por setor financeiro, fiscal, compras, recursos humanos, vendas e atendimento ao cliente.

Operacional: produção e serviços gerais.

2º Determinei as funções que serão desempenhadas, pois com essa divisão de tarefas já podemos ter uma melhoria nas funções, pois o foco será apenas em uma atividade.

3º Preparei um treinamento motivacional e de gestão de qualidade, pois acredito que isso vai colaborar muito para um melhor desempenho e a abertura de uma visão para mudar este cenário.

Pois no aspecto motivacional, quero deixar bem claro que são partes extremamente importantes para a organização, pois é através da dedicação de cada um é que atingiremos nosso objetivo, que é o cliente satisfeito, e com isso todos saem ganhando, pois irá gerar uma imagem positiva, ganharemos credibilidade no mercado, resgate dos clientes que perdemos e com isso resgatamos novos clientes.

No aspecto da qualidade, destinei uma pessoa para ficar responsável na verificando da qualidade do produto acabado, PCP Planejamento e Controle de Produção.

Esta que se cumpra, na entrega pontual do produto, dentro das especificações estipuladas, cores e tamanhos.

A estratégia de uma empresa consiste em um conjunto de mudanças competitivas e deabordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. Nada mais é do que um jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho. Então ela pode ser definida como conjuntos. Como mostra a figura abaixo;

Etapa 2.

Passo 4A Análise do Ambiente Externo e Análise de Setores

A análise do ambiente externo permite a organização identificar as oportunidades, ameaças e questões estratégicas que poderão afetar seus fatores-chaves de sucesso. Onde podemos cita à análise SWOTUma vez que ela seja identificada às forças ambientais que afetarão o desempenho da empresa como um todo ficará mais fácil à tarefa de tornar mínimo o choque e direcionar os esforços para os resultados. Esta análise tem por escopo estudar a afinidade vivente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a sua atual posição produto-mercado e, também, quanto à sua posição almejada no futuro. Já que neste momento a visão da Gráfica Qualimpress Ltda, no mercado está bem negativa.Podemos dizer também que à análise de cenário externo é uma tarefa tão extraordinária que deve ser rotineira, ou seja, deve estar presente no dia-a-dia da nossa empresa se ela pretende administrar estrategicamente o seu negócio.As forças ambientais tornam-se incontroláveis quando elas não são previstas com certa antecedência. Portanto, precisamos conviver com as turbulências, sabendo neutralizar seu impacto.Entendemos com isso que nossa pequena ou grande não deve resistir ao impacto de uma força contrária; em vez disso deve buscar absorver com a maior naturalidade possível. Isto quer dizer que em termos empresariais transformar problemas em oportunidades de negócio, é uma excelente ideia para à Gráfica Qualimpress.

Devemos ser uma empresa atenta, isso quer dizer, prever eventos e antecipar-se a eles, aproveitando-os estrategicamente.

Conclusão

Bom com toda essa visão de mercado, ou seja, com a análise do ambiente externo podemos dizer que não está difícil aplicar em nossa organização, como já mencionado, temos que ter direcionamento, determinação e visão de futuro, uma mente aberta sobre o mercado externo e no comportamento de nossos concorrentes. Objetivo esse que não está no contexto atual da Gráfica Qualimpress.

O ambiente está em constante evolução, e precisamos ser ágeis e fortes se pretendemos chegar a um futuro longo com a Qualimpress.

Mais estamos convictos que com essas análises, com os treinamentos e iremos conseguir reverter este quadro.

Tendo como visão de chegarmos a um período curto, sendo reconhecida como a melhor prestadora de serviços no ramo de serviços Gráficos.

Bibliografias;

Fontes:

( http//www.aed.aedb.br/seget/artigos11/26714255.pdf )

( http//drive.google.com/file/d/0B6096PCkhflYVkQyRQ5UDItcWM/Edit?usp=sharig )

Portal HSM on lineEstratégica SILVA, Andreia A. da; SILVA, Natálhia Salmont da ET al

1. O que é ambiente interno e como analisá-lo

“O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que esta dentro dela e normalmente tem implicação imediata e específica na administração da organização.”

Ambiente interno de uma empresa é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, físico entre outros, é através deles que é possível exercer controles que foram definidos por seus gestores.

A análise do ambiente interno é muito importante dentro de uma organização, pois é através dela que colocamos em evidência os pontos fortes e fracos da empresa, eles são determinados através da sua posição produto e mercado, para isso comparamos nossa empresa com outras empresas do mesmo setor de atuação, que podem ser concorrentes diretas ou indiretas. Ao fazer a analise interna podemos separar por departamentos, financeiro, Recursos humanos e assim por diante.

A estratégia será desenvolvida sobre os pontos fortes internos, ou seja, aqueles em que somos melhores em relação aos concorrentes. Quanto aos pontos fracos, eles poderão ser encarados como oportunidades de melhoria para que planos possam ser feitos e, convenientemente, aplicados para transformá-los em pontos fortes, ou mesmo mantê-los sob controle.

No ambiente interno são considerados:

Pontos fortes: são variáveis internas e controláveis que propiciam uma condição favorável para a empresa, em relação a seu ambiente.

Pontos fracos: são as variáveis internas e controláveis que provocam uma situação desfavorável para empresa, em relação a seu ambiente.

Para que uma organização consiga se manter ela deve estar sempre focada nas estratégias que ela elaborou, dentro de sua área escolhida, mais isso não a impede de executar tarefas que não esteja dentro de sua principal atividade.

Após realizarmos a leitura dos temas indicados anteriormente, podemos constatar que, é através dos reflexos do ambiente externo que temos uma visão de como conduzir nossos negócios, ou seja, se realizaremos uma reestruturação ou reformulação das nossas ofertas ou produtos. Pois ele é como se fosse um indicador, se está bom ou ruim, se temos que nos reestruturar ou mantermos como estamos.

O mercado externo tem uma força muito grande em cima das organizações, mesmo que ela seja de grande porte. Entendemos que é preciso ela se adaptar-se e fortalecer suas próprias forças. Constatamos também que a política de adaptação ambiental não influencia em atitudes simplesmente reflexivas.

Como criar vantagem competitiva em uma organização?

Um jeito simples de criar uma vantagem competitiva é aproveitando os pontos fortes existentes dentro da organização. Essa pode ser através de custos ou uma diferenciação, de seus concorrentes.

Criando um produto ou serviço que faça com que seus clientes queiram comprar ou obter seus serviços e não o de seus concorrentes, mais não pode ser somente algo novo e exclusivo, precisa também agregar valor ao cliente, eles precisam desejar, buscar e querer. Pode também agregar valor a um produto ou serviço já existente.

Hoje onde existem varias empresas no mesmo segmento é preciso estar sempre criando uma vantagem competitiva, e as empresas precisam investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para melhorar seus processos e qualificar seus colaboradores para que ela consiga atingir seus objetivos e mantenha-se competitiva.

Conclusão

A vantagem competitiva é exatamente o que o cliente busca dentro da empresa ela poderá adotar um enfoque nos custos dos produtos ou serviços, buscando um valor menor se tornando uma vantagem no custo, ou uma vantagem na diferenciação, criando algo diferenciado, o que irá definir é a forma em que a empresa atuará no mercado.

A diferenciação atualmente está sendo uma das principais vantagens competitivas, pode-se obter essa diferenciação a partir de várias bases, por exemplo: pelo design, estilo, características do produto ou serviço, preço e a imagem que a organização transmite. A diferença entre a diferenciação e a liderança de custos é que ela cria ou enfatiza um motivo pelo qual o consumidor irá decidir por comprar o produto na empresa e não do concorrente.

Portanto, é necessário que a empresa adote uma postura de inovação oferecendo diversos produtos e serviços, dessa forma mantendo uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

O que significa o tema cadeia de valor para o cliente?

A Cadeia de Valor de qualquer empresa, de qualquer setor, é o conjunto de atividades criadoras de valor desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e até o produto final entregue nas mãos do consumidor.

As empresas estão cada vez mais preocupadas em entregar valor aos clientes, ou seja, estão cada vez mais preocupadas com a qualidade dos produtos e serviços.

Quando uma empresa dá uma atenção aos custos de pós-vendas pode levar a uma segmentação de mercado e a um posicionamento do produto mais eficaz.

As empresas estão cada vez buscando maior ligação com seus clientes, eles consegue ver que uma cadeia de valor se faz através de um conjunto de atividades necessário para projetar, desenvolver, produzir, comercializar e entregar produtos e serviços aos clientes, essa ligação com o cliente se tornou tão importantes quanto às ligações com os fornecedores.

O cliente busca por empresas que traz facilidades para ele, e junto a essas facilidades benefícios.

A estratégia de custos trabalha com preços, uma estratégia de diferenciação abrange produtos, serviços, pessoas e imagem. Cada uma possui suas particularidades que devem ser analisadas no momento de praticar a diferenciação:

O consumidor hoje busca por produtos diferenciados, que pode ser através de características que complementem sua função, tempo de duração e estilo. Assim, a diferenciação de um produto deve induzir as pessoas a comprá-lo mesmo que ele seja mais caro que os demais.

Um bom exemplo são as pilhas alcalinas Duracel, em relação as demais outras pilhas alcalinas, o preço das pilhas duracel pode ser R$ 5,30 e as outras R$ 4,90, mais uma duracel dura 2 meses enquanto as demais duram 1 mês, é uma diferenciação que o consumidor preza.

Este processo de diferenciação de produtos deve ser escolhido no momento de geração de ideias de novos produtos para a empresa, já prevendo que as ideias deverão ser de produtos diferenciados no mercado.

Não podemos deixar de falar também sobre os serviços, que são tão importantes quanto um produto para o cliente, e a diferenciação de serviços pode ser feita através de vantagens exclusivas oferecidas aos clientes desde rapidez no atendimento e cuidados de entrega até à utilização de um equipamento adequado.

É muito importante que os funcionários sejam treinados para dar o melhor atendimento e que os serviços possuam muita qualidade.

Uma dica é utilizar o tempo de entrega dos produtos e serviços a seu favor na diferenciação do serviço, pois atualmente muitas empresas deixam a desejar nesta parte logística. Investir neste tempo daria uma grande vantagem competitiva a sua empresa, já que o cliente quer o produto em mãos ou o serviço realizado com a maior rapidez possível.

O consumidor, exige que as empresas trabalhem hoje com colaboradores simpáticos, que os respeitem e tenham um bom desempenho ao tentar solucionar possíveis problemas com eles.

A imagem de uma empresa diz tudo sobre ela, pois mostra como ela posiciona-se no mercado e como é vista pelos clientes.

Sua imagem é composta de um logotipo, que deve ser um símbolo ou imagem que passe aos consumidores a lembrança da marca e campanhas institucionais, televisão, jornal e diversos meios de comunicação.

A realização de eventos e patrocínios de marketing também faz com que a marca seja vista de forma diferente pelos consumidores, sendo lembrada a todo o momento e vista em vários lugares.

Pontos Fortes Pontos Fracos

Marca conhecida e respeitada;

Serviços Gráficos com qualidade superior a concorrência;

Imagem de qualidade;

Idade e limpeza das máquinas, equipamentos e instalações;

Flexibilidade dos recursos produzidos;

Estrutura;

Novos Clientes;

-Falta de planejamento para médio e longo prazo:

Pessoal mal treinado ou desmotivado;

Falta de documentação de processos;

Sistemas de TI não atendendo adequadamente as necessidades das áreas usuárias;

Ausência de um manual de usuário do serviço;

Falta de integração entre os departamentos e sessões;

Arranjo físico sequencia das operações, métodos de trabalho;

Não cumprimento de prazos;

Com base na análise Swot da ‘Gráfica Qualimpress’, podemos fazer as seguintes observações, é uma empresa que esta a bastante tempo no ramo gráfico e com isso conseguiu uma boa estabilidade no mercado.

A primeira coisa a se fazer é criar uma comunicação entre os diversos setores existentes, para que possa haver melhor fluidez nos processos de comunicação. Colocaria em sequência, os setores para que o funcionamento fosse mais rápido e eficaz.

Tem funcionários muito capacitados para exercer as atividades dos serviços gráficos que oferecem e que tem grande procura como folders e flyers, mais por trás desse pessoal, não tem uma equipe especializada que faz o atendimento direto ao cliente, onde ao fazer os pedidos não faz com as anotações corretas para passar para o pessoal do setor de composição desses materiais. Então uma das soluções para esse caso seria criar um programa, onde assim que o cliente chegasse, e escolhesse o material que deseja, entraria nesse programa onde já existira os produtos cadastrados e em diferentes medidas, para não correr o risco e anotar medidas e produtos errado. Em relação ao prazo de entrega, esse deveria se atendido do pedido que chegou primeiro, mais na hora da produção aproveitar que a máquina esta ligada e ver os outros pedidos que forem pequenos e ser executados junto.

Fazer uma planilha com os pedidos, em ordem dos pedidos, assim acabou a produção já tica como produto acabado e passa para o pessoal do setor de separação para despachar a mercadoria, conforme combinado com o cliente.

Investir em treinamentos é a chave

Apesar de estar a um longo tempo no mercado não utiliza-se do planejamento estratégico como ferramenta de gestão. Apresenta-se neste cenário a Editora e Gráfica Odorizzi Ltda, que atualmente não possui um planejamento estratégico formalizado, necessitando fazer uso desta importante ferramenta de gestão.

Com a proposta aqui desenvolvida buscou-se identificar os pontos fortes, fracos, com o intuito de fazer com que esta empresa obtenha vantagens frente à concorrência.

A Editora e Gráfica Odorizzi Ltda, por não possuir um planejamento estratégico formalizado, pode estar sofrendo perdas decorrentes do não uso desta ferramenta, como a falta de conhecimento do mercado onde se está inserido, de suas forças e fraquezas, aonde ela quer chegar e como chegar, e principalmente do seu próprio negócio.

Com isso a empresa tenta enfatizar seus pontos fortes e moderar o impacto de seus pontos fracos.

Importante destacar que é em relação ao prazo de entrega, tido para alguns clientes como regular, representando 22%, tornando-se este um índice preocupante. De acordo com a pesquisa interna, a Editora e Gráfica Odorizzi Ltda por ser uma organização que consegue oferecer diversos produtos aos seus clientes, acaba por furar o cronograma de produção, para atender a determinados clientes que não estavam alocados no sistema, ocasionando o atraso em relação a outros. Neste sentido, cabe a organização verificar em quais aspectos deve haver esta substituição na programação e qual o resultado que está se obtendo, reforçando que existem perdas em relação ao cliente que se tornam irreparáveis, por tanto deve-se planejar outras formas para minimizar os atrasos decorrentes dos diversos problemas existentes.

alguns pontos foram identificados como importantes: Criar no setor de vendas um cronograma de reuniões mensal e anual, para verificar o desempenho dos representantes e expectativas para os mês/ano seguinte; Melhorar a comunicação entre vendedores e empresa para verificar o que o mercado exige em termos de máquinas e demais serviços; Criar estratégias para os meses com baixas vendas; Visita do gerente de vendas junto com os representantes; Criar estratégias de preço diferenciadas as necessidades do mercado; Verificação do previsto nos orçamentos com o realizado no frete, criar orçamentos entre expedição e orçamento a fim de reduzir custos e ter maior controle de resultados; E outras informações que já haviam sido coletadas nos questionários e entrevistas junto aos colaboradores e proprietários da organização.

vendas prospectar novos clientes e melhorar o marketing da empresa; avaliar comunicação entre representantes e empresa e resultados mensal e anual de vendas da organização. integralizar junto aos clientes. aumentar as vendas em períodos ociosos. Gestão de recursos humanos: socializar os novos colaboradores a cultura da organização e melhorar

a qualificação profissional e o ambiente interno; criar cartilha com normas da empresa e políticas de cargos e salários estabelecidas; auxiliar na comunicação interna; Gestão de compras; Avaliação administrativa: criar planilha de preços, lucros e prejuízos (caso ocorram) aprimorar a negociação para reduzir custos

Acredita-se que a busca constante da melhoria e qualidade de serviço leva a fidelização do público, a qualificação de funcionários traz benefícios ao

atendimento e a eficiência têm resultados satisfatório para ambos: clientes, funcionarios e gestores.

Referencias Bibliograficas

Fonte: CATHO EDUCAÇÃO EXECUTIVA - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formação, MBA, MBA Online, Artigos.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo:dando asas ao espirito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio/ Idalberto Chiavenato. – 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2008. http://www.portal-gestao.com/item/6637-a-an%C3%A1lise-da-cadeia-de-valor.html#sthash.0D5E7TKr.dpuf

...

Baixar como  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »