TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia

Seminário: Estrategia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Seminário  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

Estratégia

A palavra estratégia se referia a arte de ser general, liderar exércitos e destruir inimigos. Com o passar do tempo, a palavra começou a ser utilizada no mundo dos negócios , com diferente conotações historicamente determinadas. Sua essência , no entanto, foi mantida : o conceito de estratégia é aplicável a uma situação de competição.

A estratégia necessariamente muda com o tempo para se adequar as condições ambientais , porém para permanecerem competitivas, as organizações devem ser capazes de oferecer , mais valor a seus clientes do que os concorrentes. Kenichi Ohmae defende que a estratégia pode ser definida como um iceberg, em que a maior parte esta submersa.

Após a Segunda Guerra Mundial, o crescimento e a diversificação das organizações em termos de produtos e mercados e o dinamismo do ambiente organizacional tornaram óbvios os limites da visão da estratégia como politica de negócios. Muitas organizações começaram a adotar um processo formal de geração de estratégias, cujo principal objetivo era antecipar os impactos do ambiente na empresa. Nasceu assim, a perspectiva da estratégia como um processo de planejamento estratégico. Alfred Chandler, com base em um estudo histórico que buscou analisar o desenvolvimento de grandes corporações norte-americanas , como a Sears, a DuPont, a General Motors e a Standard Oil, foi a principal responsável pela introdução desse novo conceito de estratégia, com: “ Determinação de objetivos e metas básicas de longo prazo de uma empresa de adoção de custos de ação e alocação de recursos necessário para alcançar esses objetivos”

Em meados da década de 1970, a perspectiva de planejamento estratégico entrou em declínio por causa da crise econômica mundial desencadeada pelo embargo do petróleo, seguida pelo aumento das taxas de jutos e da inflação e posteriormente pela entrada de produtos japoneses nos mercados norte-americano e europeu. A falta de rapidez e flexibilidade na resposta as mudanças ambientais abria caminho para o surgimento do conceito de administração estratégica, que pressupõe a gestão integrada , equilibrada e abrangente dos recursos e ferramentas disponíveis , ate mesmo no que concerne a participação e ai comprometimento de todos os membros organizacionais.

Estratégia como plano: pode-se entender a estratégia como um plano sempre que ela for formulada previamente, como base em um processo consciente e deliberado.

Estratégia como padrão : a estratégia é entendida como um padrão consistente de fluxo de ações. Nesse caso, ela emerge das ações bem-sucedidas do passado que se tornam um padrão de comportamento estratégico.

Estratégia como posição: a definição de estratégia como posição sugere a relação direta entre a organização e as condições do ambiente.

Estratégia como perspectiva : a estratégia como perspectiva relaciona-se como a visão de mundo expressa no conjunto de valores compartilhados pelos membros organizacionais.

Estratégia como pretexto : a estratégia é entendida como uma manobra ou truque , cuja finalidade é enganar o concorrente direto.

Antes de formular uma estratégia , os administradores precisam analisar as principais tendências de seu ambiente externo e conhecer as competências e os recursos de que as organização dispõe. A analise do ambiente externo da organização consiste na identificação dos fatores do ambiente externo que podem influenciar direta e indiretamente o desempenho da organização.

Os administradores devem não só monitorar o ambiente , como também avaliar o impacto, positivo ou negativo, desses fatores sobre o desempenho da empresa, classificado como oportunidades de ameaças.

Análise do ambiente interno consiste na analise dos recursos e das capacidades da organização que determinam sua competitividade., para isso, buscam coletar informações sobre diversos fatores como: situação financeira e qualidade dos produtos e serviços oferecidos , a imagem da organização, a qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com