TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia

Ensaio: Estrategia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Ensaio  •  2.508 Palavras (11 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 11

• Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

Em um processo de desenvolvimento (e manutenção) de produtos, uma das ferramentas mais eficazes que podemos usar é a administração do ciclo de vida. Um gestor de marketing que sabe as formas de construção da matriz e consegue interpretar (ou acondicionar) o produto em seu adequado estágio, consegue pensar mais adequadamente nas estratégias mercadológicas. Ciente desta importância estudamos em nossas aulas as características de cada produto em relação ao seu estágio e as estratégias normalmente usadas em cada fase. De acordo com o conhecimento adquirido em aula, assinale o item INCORRETO em relação à estratégia usada no estágio do Ciclo de Vida:

Resposta Selecionada: c.

Introdução – o preço é alto (devido aos investimentos exigidos em seu lançamento), a distribuição é intensiva (devemos distribuir apenas nos verdadeiros parceiros), a promoção é intensiva (destinada apenas aos formadores de opinião e ao segmento alvo) e o produto é básico (para não confundir o consumidor).

Respostas: a.

Maturidade – o preço pode começar a baixar (dependendo da concorrência ou para acompanhar o preço de mercado), a distribuição é intensiva (os consumidores aceitaram o produto e começa um processo de expansão), a promoção é intensiva (para atender a possíveis novos mercados) e o produto (deve-se iniciar um processo de extensão de linha ou marca).

b.

Introdução – o preço é alto (devido aos investimentos exigidos em seu lançamento), a distribuição é intensiva (devemos distribuir apenas nos verdadeiros parceiros), a promoção é intensiva (destinada apenas aos formadores de opinião e ao segmento alvo) e o produto é básico (para não confundir o consumidor).

c.

Declínio – o preço normalmente é baixo (para manter uma maior competitividade, pode ser alto quando atende a nichos de mercado), a praça é seletiva (mantendo-as apenas em locais de maior rentabilidade), a promoção é reduzida (apenas para atingir a públicos específicos e ofertas para queimar estoque) e o produto é o mais simples possível (deve-se retirar todos os adicionais).

d.

Crescimento – o preço pode ser alto ou baixo (dependendo da recuperação dos investimentos), a distribuição pode começar a ser intensiva (depende da aceitação), a promoção começa a se intensificar (pode-se iniciar a mídia de massa) e o produto pode-se iniciar com estratégias de diferenciação (dependendo da intensificação da concorrência).

e.

Rejuvenescimento - o preço pode ser alto ou baixo (devido aos investimentos exigidos em seu re-lançamento), a distribuição é seletiva (devemos distribuir apenas nos verdadeiros parceiros), a promoção é seletiva (destinada apenas aos formadores de opinião e ao segmento alvo) e o produto é básico (para não confundir o consumidor), são (quase) as mesmas características de um produto na fase da introdução.

• Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

Quando pensamos na administração de produto devemos conhecer as suas características para consequentemente pensar de forma mais adequada em suas estratégias de marketing. Em termos da administração de produto, leia o texto à seguir: " Um produto dos mais exóticos e praticamente único, ou se preferir premiun é a carne de boi W Agyu. Seu preço é, em média, US$ 1.000,00/ Kg. Os mamíferos utilizados para a produção desta carne são alimentados com cerveja, fazem sessões diárias de massagens e de música clássica e, cada prato servido em restaurantes luxuosos não sai por menos de US$ 150,00" (Revista Exame 14/02/07). Baseado neste exemplo, e levando em consideração a forma que as empresas administração e categorizam os seus produtos, é CORRETO afirmar que se trata de um produto de:

Resposta Selecionada: a.

Especialidade por se tratar de um produto único e ter sua marca vinculada a status e prestígio.

Respostas: a.

Conveniência, pois normalmente compramos em grande quantidade e o seu preço é baixo.

b.

Compra Comparada por usar estratégias de descontos e promoção.

c.

Conveniência, pois compramos por impulso.

d.

Especialidade por se tratar de um produto único e ter sua marca vinculada a status e prestígio.

e.

Conveniência devido ao fato de possuir uma distribuição intensiva.

• Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

Leia o texto à seguir: "A Pepsi estreia um novo filme para reforçar o conceito da marca. Com o objetivo de estimular o público a experimentar novas possibilidades que podem ser surpreendentes, a campanha criada pela AlmapBBDO 'Pode ser Pepsi', volta para a mídia em uma nova versão. A marca que vem interagindo cada vez mais com seus consumidores apresenta uma novidade, os internautas poderão escolher o final do filme que depois será veiculado na íntegra na TV. Foram gravados três finais diferentes que poderão ser escolhidos na web. Para eleger o desfecho, o consumidor deverá acessar o site da Pepsi ou a Fan Page da marca no Facebook. O final mais votado será veiculado na TV." (site da revista Exame - Pepsi volta à TV com apelo "Pode Ser?" - 09/02/2011). Com base nas ferramentas de comunicação discutidas em nossas aulas e apresentadas em nosso material de acompanhamento, pode-se afirmar que trata-se de uma estratégia de :

Resposta Selecionada: a.

Promoção - Propaganda

Respostas: a.

Promoção - Propaganda

b.

Promoção - Marketing Direto

c.

Praça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com