TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia Logística

Monografias: Estrategia Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Embora o conhecimento das atividades logísticas remonte séculos, o termo surgiu apenas durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi usado para definir o conjunto de atividades relacionadas à movimentação de recursos humanos, armamentos e munições para os campos de batalha. Recentemente, com as investidas militares de grande porte praticadas pelo exército americano, como na Guerra do Golfo, no início da década de 90, e em território afegão, em 2001/2002, ocorreu uma nova popularização do termo logística em ambiente estratégico militar.

Uma das origens da palavra logística pode ser encontrada em sua etimologia francesa. Ela é originada do verbo loger, que significa alojar. Em sua raiz militar, teve como primeiro objetivo integrar, de forma eficiente, nos campos de batalha, o tempo, os custos e os recursos disponíveis. Com o passar dos anos, o seu significado tomou-se mais amplo, passando a abranger outras áreas, como o estoque, o transporte e a armazenagem.

Na sua origem, o conceito de logística era essencialmente ligado às operações militares. Por se tratar de um serviço de apoio, sem o glamour da estratégia bélica e sem o prestígio das batalhas ganhas, os grupos logísticos militares operavam quase sempre em silêncio. Foi o que também ocorreu nas empresas durante um bom período de tempo.

No entanto, nos últimos anos, a logística vem apresentando ma evolução constante, sendo hoje um dos elementos-chave na formação da estratégia competitiva das empresas. No inicio, era confundida com o transporte e a armazenagem de produtos. Hoje, ela pode ser considerada como o ponto nevrálgico da cadeia produtiva integrada, atuando em estreita consonância com o moderno gerenciamento da cadeia de suprimentos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTRATÉGIAS LOGÍSTICAS

Nos últimos dez (10) anos a Internet, principal meio eletrônico de informações passivas, vem ganhando cada vez mais espaço na comunicação e relação entre clientes e fornecedores. A "grande rede" nasceu como um mecanismo de busca de informações passivas onde o usuário demanda uma necessidade e era suprido por um fornecedor. Inicialmente a relação era passiva.

A relevância do uso das ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, o objetivo do presente trabalho é apresentar e discutir o papel dessas Tecnologias de Informação e Comunicação na fidelização de clientes, através de suas diferentes formas de uso e de implementação, tanto em empresas privadas quanto no serviço público brasileiro, apresentando ainda a logística reversa como ferramenta focada no cliente, o qual necessita das TIC para gerir informações sobre a qualidade no serviço prestado a esse mesmo cliente, a fim de melhor fidelizá-lo.

2.1.2 Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC

De forma generalizada procuraremos definir Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, em um contexto de fidelização de clientes e, para tal, mister se faz apresentar alguns exemplos de práticas de ferramentas de TIC e seu uso prático nas organizações.

As TIC são ferramentas utilizadas para gerir informações trabalhadas pelos diversos segmentos empresarias e dentro das diversas áreas de uma empresa, visando à obtenção de vantagem competitiva. O conceito vai mais além quando visa a clientes exigindo a comunicação eficaz da política da empresa....

2.1.2 Como fidelizar o cliente utilizando Tecnologia de Informação - TI

A Tecnologia de Informação tem papel fundamental para aumentar a competitividade e a lucratividade da empresa. Consiste em trazer todas as informações pertinentes passando pelos seguintes passos:

• Identificar os clientes: Não é possível estabelecer uma relação com alguém que não conseguimos identificar. Assim, é absolutamente crítico "conhecer" os clientes individualmente, com o maior número de detalhes possível e capaz de reconhecê-los em todos os pontos de contato, em todas as formas de mensagem, ao longo de todas as linhas de produtos, em todos os locais e todas as divisões.

• Diferenciar os clientes: os clientes podem ser diferenciados de duas maneiras - pelo nível de valor para a empresa e pelas necessidades que tem de produtos e serviços de uma empresa. Assim, tendo uma vez identificados seus clientes, o próximo passo é diferenciá-los para: (a) priorizar seus esforços e aproveitar o máximo de seus clientes de maior valor e (b) personalizar o comportamento da empresa, baseado nas necessidades individuais de seus clientes.

• Interagir com os clientes: procurar melhorar a eficiência e a eficácia de suas interações com os clientes. Isso quer dizer que não somente deve buscar a forma mais barata e automatizada de interação, mas a mais útil em termos de produção de informação que possa ajudar a fortalecer suas relações com os clientes. Além disso, toda interação com o cliente deve ser estabelecida dentro do contexto de todas as outras interações com aquele cliente.

• Personalização: personalizar alguns aspectos do comportamento da empresa para melhor atender os clientes. Para incentivar os clientes a manter uma Relação de Aprendizado, a empresa precisa adaptar-se às necessidades expressas pelo cliente. Isso pode significar a "personalização em massa" de um produto ou a personalização das opções oferecidas "ao redor" do produto. Aplicados de formas diferentes esses quatro passos bastante simples para implementar - Identificar, Diferenciar, Interagir e Personalizar - podem ser usados como checklist para pôr em prática qualquer iniciativa CRM, em qualquer empresa e em qualquer área de negócio.

2.2 SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉNS - WMS

Sistema para administrar os fluxos físicos de recebimento, armazenagem, separação e expedição de mercadorias, definindo suas localizações dentro dos depósitos e possibilitando a automação de suas operações através de tecnologias de código de barras, rádio freqüência, separação automática de pedidos, etc.

É um sistema de gestão por software que melhora as operações do armazém através do eficiente gerenciamento de informações e conclusão de tarefas, com um alto nível de controle e acuracidade do inventário.

Permite administrar e rastrear todos os processos de movimentação de mercadorias; Recebimento, Armazenagem, Separação, Expedição minimizando gargalos e gerenciando a alocação de recursos humanos, equipamentos mecânicos e Endereços. O sistema WMS é utilizado em todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com