TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia De Mercado

Dissertações: Estratégia De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas

.............................................................................................................

Com o decorrer dos anos, o conceito de competência tem assumido diferentes siginificados, bastou ter o uso e objetivo alterados, para que se tornasse uma expressão genérica significando a capacidade de realizar tarefas de um indivíduo. Porém, podemos tomar como base o conceito de competência de Chiavenato (2000), onde o autor afirma que competências: “são aquelas características pessoais essenciais para o desempenho das atividades e que diferenciam o desempenho das pessoas”, as competências são, deste modo, transformadas a partir da habilidade no exercício da função e desenvolvidas através da atividade em exercício e conhecimento aplicado. Ou seja, são as qualidades que uma pessoa possui e que são percebidas pelos outros.

Nesta linha de pensamento, chegamos às competências técnicas que são as competências imprescíndiveis ao profissional para que este possa exercer seu trabalho: são habilidades e atitudes requeridas na execução de determinada função, atividade ou operação. Como a competência técnica tem como base os conhecimentos adquiridos durante a formação profissional, pode-se dizer, então, que os príncipios que regem essas técnicas são personalidade e conhecimento.

Porém, as competências técnicas por si só não garatem o êxito profissional a nenhuma pessoa, sendo assim, ainda há as competências comportamentais que demonstram espiríto empreendedor e capacidade de inovação, iniciativa e criatividade. Uma vez que as pessoas possam atingir níveis técnicos muito próximos, as competências comportamentais passam a ser o diferencial entre eles; habilidade de relacionamento interpessoal, empreendedorismo, inovação e bom humor são competências de diferencial competitivo.

Em suma, concluímos que as competências técnicas estão ligadas à inteligência intelectual do indivíduo, enquanto que as competências comportamentais estão ligadas à inteligência emocional.

Referência Bibliográfica

CHIAVENATO, Idalberto. Como Transformar RH de um centro de despesa em um centro de lucro. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

DECSRIÇÃO DE CARGO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com