TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégia Socioambiental

Pesquisas Acadêmicas: Estratégia Socioambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  3.846 Palavras (16 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 16

Estratégia Socioambiental

A ANÁLISE SWOT COMO UMA FERRAMENTA DE PERCEPÇÃO DENTRO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Nome completo: Guilherme Teixeira Gomes de Araújo

Titulação: Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental

Vínculo: Universidade Federal Rural de Pernambuco

E-mail: guilhermetga83@hotmail.com

Nome completo: Soraya Giovanetti El-Deir

Titulação: Doutorado em Oceanografia

Vínculo: Universidade Federal Rural de Pernambuco

E-mail: sorayageldeir@gmail.com

RESUMO

A A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública – é uma agenda que foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente que tem por finalidade a Gestão de forma Sustentável nas administrações públicas buscando a redução de custos, melhoria no ambiente de trabalho, melhor qualificação dos funcionários e respeito ao meio ambiente. O trabalho a seguir busca identificar o entendimento sobre o conceito da A3P dentro de uma Universidade Federal, utilizando-se da ferramenta de Análise de SWOT - ferramenta de diagnóstico que auxilia o planejamento estratégico de uma empresa ou corporação - onde foram ouvidas as opiniões dos Shareholders e os Stakeholders.

Palavras-chave: A3P, Agenda Ambiental na Administração Pública, Análise SWOT, Responsabilidade socioambiental pública.

ABSTRACT

The A3P - Environmental Agenda in Public Administration - is an agenda that was created by the Ministry of Environment which aims to form the Sustainable Management of the government seeking to reduce costs, improve the work environment, better qualification of employees and respect for the environment. The following work aims to identify the understanding of the concept of A3P within a federal university, using the SWOT Analysis tool - diagnostic tool that aids strategic planning of a company or corporation - where were heard the opinions of Shareholders and stakeholders.

1. Introdução

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente a Administração Pública como grande consumidora de bens e serviços e também seguidora de seus preceitos institucionais, deve, por obrigação, dar bons exemplos à sociedade de suas práticas de consumo e de relações de trabalho. Através deste pensamento e observada a grande capacidade que a mesma tem de influenciar a comunidade de forma abrangente, O Ministério em questão criou a A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública – que busca implantar princípios de responsabilidade socioambiental dentro das instituições públicas utilizando-se de práticas que visam uma melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho, redução de gastos com recursos materiais e naturais utilizados, redução de resíduos e um melhor investimento das finanças públicas.

A agenda foi fundamentada na necessidade que se observa de uma mudança de hábitos dentro das instituições públicas. Vários instrumentos legais, redigidos pela própria administração, descrevem a necessidade e a importância de se implantar uma administração gerencial. A agenda 21, a Declaração de Joanesburgo foram as diretrizes estrangeiras que influenciarem e fundamentaram diretamente a constituição da A3P (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, 2009).

Observa-se que a Gestão Ambiental – mecanismo de gerenciamento utilizado para a promoção da redução ou até mesmo a eliminação dos impactos ambientais causados pelo homem ao meio ambiente – é de fundamental importância para uma nova metodologia que se deseja implantar na Administração Pública.

Destarte, o trabalho divulgado tem por objetivo identificar o entendimento sobre o conceito da A3P dentro de uma Universidade Federal, utilizando-se da ferramenta de Análise de SWOT - ferramenta de diagnóstico que auxilia o planejamento estratégico de uma empresa ou corporação - onde foram ouvidas as opiniões dos Shareholders e os Stakeholders.

2. A3P

Acreditava-se que o crescimento econômico seria uma forma de inserir toda a sociedade em uma melhor qualidade de vida, mas com o passar dos anos notou-se uma desordem crescente em função de um consumo desenfreado. O governo e a sociedade inicialmente se preocupavam apenas em separar os resíduos e adequá-los em locais longe da sociedade a fim de evitar doenças. No entanto percebeu-se que essa metodologia não seria o suficiente. Assim, o governo pressionado pela sociedade começou a implantar legislações que busquem garantir um melhor gerenciamento dos resíduos (MAY et al, 2012). Assim, não só as empresas privadas devem se preocupar com o meio ambiente, mas o governo deve intervir nesse assunto implantando medidas socioambientais para um desenvolvimento sustentável apropriado.

São várias as definições sobre responsabilidade socioambiental, segundo Campagnin et al (2011) esse fenômeno trata do respeito que deve ser alcançado por uma organização ou indivíduo diante da sociedade e do meio ambiente. Já Bertoncello e Júnior (2007) definem que responsabilidade social deve ser vista como um ponto de fator diferencial das instituições para poderem se destacar diante de tanta competitividade.

Tenório (2006, p.31) afirma em seu livro “Responsabilidade Social Empresarial: Teoria e Prática” que: “A responsabilidade social corporativa pressupõe um compromisso ético com os diversos agentes sociais participantes da cadeia produtiva”.

Campagnin et al cita que (2011) :

Praticar atitudes de responsabilidade socioambiental não se resume apenas em cumprir as exigências legais. Implica também em evitar o desperdício, usar devidamente os materiais evitando comprometer sua disposição no futuro, descartar os resíduos de forma adequada, respeitar as limitações de cada pessoa, participar ativamente na construção de uma sociedade melhor. Adotando estes procedimentos e agindo de forma consciente e responsável junto da sociedade e natureza, o ser humano estará contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Diante do exposto podemos observar que a responsabilidade socioambiental é vista de várias formas, com objetivos distintos, podendo ser entendida como uma prática de diferenciação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com