TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias De Mercado

Trabalho Escolar: Estratégias De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

Estratégias de Mercado

Este trabalho se propõe a analisar a natureza das estratégias competitivas genéricas a fim de compreender seu papel , sua importância e como e porque as empresas as aplicam em seus processos estratégicos .

Por meio da fundamentação teórica desenvolvida e do estudo de caso realizado, este estudo contribui para tornar mais claros os papéis desempenhados, as aplicações e a importância do conceito de estratégias competitivas genéricas.

Também auxilia no esclarecimento e clarificação do conceito de estratégias competitivas genéricas, de sua natureza e de suas características principais .

Vetor de crescimento de Ansoff .Uma das alternativas propostas por Ansoff (1990 ) é uma matriz que mostra possíveis direções a serem seguidas para o crescimento da empresa dentro de uma indústria ou entre indústrias .

Tipos estratégicos de Miles e Snow Miles e Snow ( 1978 ) descrevem quatro tipos de formas organizacionais , chamadas de tipos estratégicos , cada uma baseada em um padrão próprio de resposta e adequação às condições ambientais , em termos de alinhamento entre estratégia , tecnologia , estrutura e processos a um segmento específico , o qual atende , por sua vez , com uma ampla faixa de produtos e serviços ali desejados a preço e qualidade competitivos.

Estratégias genéricas de Porter Porter ( 1996 ) identificou três estratégias competitivas genéricas com as quais uma empresa pode enfrentar as forças competitivas da indústria em que atua : a estratégia de liderança de custo , a de diferenciação e a de enfoque , que tem duas variantes , o enfoque no custo e o enfoque na diferenciação .

Na visão de Porter ( 1996 ) , cada estratégia genérica é um método fundamentalmente diferente para a criação e a sustentação de uma vantagem competitiva , combinando o tipo de vantagem competitiva que uma empresa busca com o escopo de seu alvo estratégico .

É essencial que o segmento atendido seja diferente do resto da indústria e as empresa possa dedicar-se ao melhor atendimento daquele segmento , seja por meio de um custo mais baixo , seja por meio da diferenciação .

Disciplinas de valor de Treacy e Wiersema. Três conceitos são fundamentais para a compreensão da idéia de disciplina de valor introduzida por Treacy e Wiersema.

Cada uma delas oferece um diferente tipo de valor ao cliente , que são : a excelência operacional , a liderança de produto e a intimidade com o cliente .

A intimidade com o cliente é a terceira disciplina de valor , envolvendo um relacionamento profundo com cada cliente específico e um atendimento personalizado a fim de fornecer uma solução completa e total com o intuito de satisfazer suas necessidades únicas , como no caso da Home Depot em varejo ( TREACY e WIERSEMA , 1995 ) .

Opções estratégicas do Modelo Delta O Modelo Delta , criado por Hax e Wilde II (2001, p. 381).

Representam a maneira como a empresa decide atrair , satisfazer e reter seus clientes e podem ser : Melhor produto : representa a forma mais clássica de competição , em que o cliente é atraído pelas características do produto , sejam elas baixo preço ou diferenciação .

Nesta opção estratégica o produto tende a ser padronizado e o cliente é genérico , sem rosto .

Melhor produto : representa a forma mais clássica de competição , em que o cliente é atraído pelas características do produto , sejam elas baixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com