TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estress

Resenha: Estress. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Nos dias atuais é comum ouvir falar em estresse. Esta palavra, de um modo geral, é compreendida como sinônimo de cansaço, nervosismo, agitação, mau humor, inquietação, incapacidade de relaxar, sentimento de solidão e isolamento, fruto de uma vida corrida e competitiva na modernidade. Dentro do ambiente de trabalho o assunto se torna mais complicado, pois o mesmo interfere nas atividades cotidianas onde cada indivíduo tem temperamento diferente, mostrando suas atitudes perante aos fatos ocorridos, (ABREU; MARQUES, 2009).

Para definir estresse ocupacional é preciso ter consciência de alguns fatores. Primeiro que existe uma visão equivocada de que todo sentimento de irritabilidade e cansaço seja associado ao estresse. Outro aspecto é que não podemos definir o estresse de maneira geral, pois cada pessoa reage em cada situação de maneira diferente. O mesmo serve para o estresse ocupacional, pois, trata-se de um fenômeno subjetivo que depende da compreensão individual articulada às exigências do ambiente do trabalho, da característica da demanda, qualidade da resposta emocional e processo de enfrentamento (coping) mobilizado nos indivíduos (TAMAYO, 2004; CODO, SORATTO; VASQUES-MENEZES, 2004 apud ABREU; MARQUES, 2009. p.07).

Os principais fatores que podem favorecer este tipo de estresse na organização são ligados diretamente ao ambiente de trabalho e suas relações. Esses problemas podem ser gerados por jornada longa ou atividades cansativas; preocupação em relação ao aumento de salários ou promoções; medo de ser demitido; mudanças imprevistas; falta de estímulo e apoio das pessoas que o cercam (que inclui supervisores, líderes e colegas); orientação ou gerenciamento inadequado de seus superiores; constrangimentos organizacionais, (GUIMARÃES & FREIRE, 2004; COUTO, 1980; CODO, SORATTO & VASQUES-MENEZES; TAMAYO, 2004 apud ABREU; MARQUES, 2009, p.07).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com