TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse

Ensaios: Estresse. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje vivemos na correria, nos desdobramos fazendo várias coisas ao mesmo tempo e sendo sempre ágeis. Esta velocidade intensa de atividades pode gerar o estresse, um dos males do século. Este trabalho tem como finalidade aprofundar o entendimento sobre o estresse, abordando conceitos, fases e tipos de tratamentos. Apresenta considerações que relacionam as manifestações de estresse e suas implicações no cotidiano dos indivíduos, ressaltando a teoria e os dados das pesquisas que serviram de referência para este estudo. Serão apresentados também os resultados obtidos na aplicação do questionário para identificação do nível de estresse em três profissionais de estética.

2 DESENVOLVIMENTO

Estresse é a denominação dada a um conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação que o organismo emite quando é exposto a qualquer estímulo que o excite, irrite, amedronte ou o faça sentir muito feliz. A organização mundial de Saúde afirma que o estresse é uma "epidemia global". As pessoas sofrem de estresse quando sentem que há um desequilíbrio entre as solicitações que lhes são feitas e os recursos de que dispõem para responder a essas solicitações.

A evolução do estresse se dá em quatro fases: Alerta, Resistência, Quase Exaustão e Exaustão, conforme segue:

Fase de Alerta

A primeira fase ocorre quando o corpo reconhece o agente estressor e ativa o sistema neuroendócrino. Seus principais sintomas são músculos contraídos e aumento da produção de adrenalina, taquicardia, aumento de sudorese, pupilas dilatadas, imunossupressão, aumento da glicose sanguínea, digestão lenta e inibição da libido.

Fase de Resistência

Esta fase ocorre quando o agente estressor continua agindo, há uma redução nos níveis hormonais e reparação dos danos causados pela reação de alarme no organismo. Os principais sintomas dessa fase são cansaço ao acordar, memória comprometida, mal-estar generalizado, sensação de desgaste físico constante e tonturas.

Fase de Quase Exaustão

Fase na qual o processo do adoecimento tem inicio e os órgãos que possuírem uma maior vulnerabilidade genética ou adquirida passam a indicar sinais de desgaste. Nesta fase a pessoa passa por uma verdadeira gangorra, onde apresenta momentos em que a resistência está presente e ela se sente razoavelmente bem, e em outros momentos a resistência está enfraquecida. Como principais sintomas, temos a irritabilidade, gastrite, oscilação de pressão arterial, alteração da glicemia, queda de cabelo, ansiedade e depressão.

Fase da Exaustão

Surgimento de doenças associadas à condição estressante. A ação do agente estressor de maneira repetida e prolongada pode trazer consequências indesejadas, incluindo a falência do sistema imunológico e sérios danos são causados no organismo. Essa fase do estresse pode aumentar a probabilidade da ocorrência de enfartes, derrames cerebrais e câncer – para os indivíduos que há apresentam tendência à essas doenças, além de levar ao suicídio também.

No dia-a-dia, situações diversas apresentam-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com